Foto: Divulgação
Repúdio ao ocorrido no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão
A Secretaria Municipal de Educação vem a público esclarecer que nenhuma de nossas Unidades Escolares dissemina doutrinação ideológica, tampouco estimula os alunos a proferirem ofensas contra qualquer pessoa. Estimulamos sim, o senso crítico, o raciocínio, as boas práticas de convivência, o respeito mútuo e, acima de tudo, o compromisso com o ensino.
Sabemos que a escola é um espaço para o aluno ter contato com a diferença e é nesse meio de interação social que construímos seres questionadores.
Não admitimos o professor no papel de doutrinador político ou ideológico, mas sim intermediador de debates que levam à troca de experiências, o que corrobora assim para nosso país democrático.
O direito de livre manifestação em sala de aula é garantido pelo art. 206 da Constituição Federal de 1988 e reforçado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996. Em ambos os casos, o que se pretende proteger é a liberdade de cátedra, que assegura a “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”.
Diante disso, repudiamos veementemente o ocorrido no Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, em relação ao assédio sofrido por seu Diretor.