Foto: Guga Malheiros
A unidade de ensino foi entregue nesta segunda-feira (24)
Depois de retomar, em novembro do ano passado, as obras da nova escola do Lagomar, na antiga rua W5, a prefeitura entregou, na manhã desta segunda-feira (24), o prédio instalado em um terreno de 1.500 m2 e projetado para atender com conforto e segurança os alunos do bairro. A aprovação do nome da unidade na Câmara de Vereadores está prevista para acontecer esta semana. A Secretaria de Educação indicou Escola Municipal Professor Paulo Freire, em homenagem ao célebre educador.
Essa nova unidade, juntamente com a Escola Municipal Balneário Lagomar, suprirão quase a totalidade da demanda do bairro por vagas da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A nova escola, a partir da tarde desta segunda-feira, atenderá, inicialmente, a 24 turmas de 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, cinco turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de duas turmas do Projovem Urbano, podendo chegar a 750 alunos. A expectativa é que, ainda neste ano, sejam abertas turmas de Ensino Médio para a EJA.
O prefeito Dr. Aluízio ressaltou que em quinze meses de governo dez escolas foram entregues às comunidades de diferentes bairros e mais dez serão inauguradas este ano.
- Uma escola desta magnitude vem agregar valores e oportunidades à comunidade. Vivemos, em Macaé, um momento ímpar de reencontro com a Educação, capaz de promover à dignidade. Esta escola será efetivamente feita pelos profissionais da Educação -, disse.
- Esta escola vem atender à carência de vagas no bairro quase totalmente. Ela vai ao encontro da política do Ministério da Educação (MEC) pela expansão de vagas próximas à residência do estudante para a melhoria da qualidade do ensino. A família e toda a comunidade devem estar incluídas no processo de aprendizagem. É importante ressaltar que esse prédio foi planejado para oferecer educação de qualidade -, destacou a secretária de Educação, Lúcia Thomaz.
Também a diretora, Izabel Cristina Costa Magalhães, pontuou esse aspecto. Ela enfatizou que a proximidade da residência do aluno evita maior gasto de tempo de deslocamento e os riscos de transporte. Além disso, possibilita a participação da família na vida escolar. "A escola é da comunidade", disse.
O prédio conta com um auditório de 10 x 8 metros que será aberto aos moradores do bairro. No espaço, que comporta 180 cadeiras, vão acontecer projetos de dança, música e artes cênicas. Toda a área externa da escola será gramada e arborizada. E, futuramente, será construída uma quadra. Os vestiários já foram finalizados e, assim como os banheiros, foram adaptados para pessoas com necessidades especiais de locomoção. O prédio foi projetado para garantir a acessibilidade de todos.
A escola conta ainda com refeitório, um pátio externo e outro interno, doze salas de aula, quatro laboratórios (leitura, matemática, ciências e artes) e receberá o de informática. Os alunos da Rede Municipal de Ensino moradores do bairro serão remanejados para essa unidade até o final de março. Hoje, já são 630 matriculados. Além desta unidade, o prefeito inaugura, às 17h, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), no bairro São Marcos.