Foto: João Barreto
Sede fica na Rua Doutor Júlio Olivier, 298, Imbetiba
A Colônia de Pescadores Z3, que tem o apoio da prefeitura e da Petrobras, foi reinaugurada nesta quarta-feira (29), na Rua Doutor Júlio Olivier, 298, Imbetiba. A solenidade reuniu cerca de 50 pessoas, entre associados, colaboradores e representantes de entidades públicas e privadas. A sede foi ampliada e reformada. A prefeitura apoia a Colônia por meio da Secretaria de Saúde e da Subsecretaria de Pesca.
Auditório, sala administrativa, espaço para capacitação e mais um consultório médico foram alguns dos trabalhos executados na obra. As frentes de trabalho e os equipamentos novos foram implantados pela Petrobras, por meio do Plano de Compensação Ambiental da Bacia de Campos, exigido pela Coordenação Geral de Petróleo e Gás (CGPG) do Ibama, setor responsável pelo licenciamento ambiental dos empreendimentos de exploração e produção de petróleo e gás natural situados em todo o mar do Brasil.
O presidente da Colônia, Marcelo Pereira Dias Madalena, ressaltou que a estrutura vai atender com mais conforto e organização os associados. "É um ganho para nós, profissionais do ramo e comunidade pesqueira. Pois, além dos pescadores, também prestamos atendimentos para os seus familiares e a comunidade do entorno", afirmou.
A parceria com a Colônia é realizada pela Subsecretaria de Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que proporciona serviços ligados à previdência social, capacitações profissionais, além da Secretaria de Saúde, que presta atendimento médico.
Para o pescador e associado da Colônia dos Pescadores, Luzimar da Silva Riscado, a reforma é uma conquista esperada por anos. "Sempre que posso, participo das reuniões, eu e minha família somos atendidos pelas consultas e estamos realizados em ver o ambiente ainda melhor e bonito", disse.
O secretário de Saúde, Pedro Reis, discursou representando o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio. "A colônia conta com dentistas, médico ortopedista, clínico geral, pediatra e agora ganhará uma enfermeira. Nosso objetivo é consolidar parcerias que beneficiem a população. O governo e os cidadãos devem andar lado a lado através das suas representatividades, e a colônia é um exemplo de trabalho integrado de sucesso", concluiu.
Também estiveram presentes representantes da Petrobras, Ibama, Marinha do Brasil, Associação Mista de Pescadores e o vereador Julinho do Aeroporto.