O evento será no próximo dia 24, às 15h, pelo Facebook oficial do projeto
“O mercado de trabalho após a pandemia” é tema do workshop online direcionado aos adolescentes atendidos pelo Programa Nova Vida em Macaé. Será no próximo dia 24, às 15h, pelo Facebook oficial do projeto. Os participantes receberão orientações sobre como estimular a comunicação verbal, fazer um bom marketing pessoal, usar estrategicamente as redes sociais, tornar o currículo atrativo e preparar-se adequadamente para a entrevista de emprego.
O evento conta com a participação de quatro palestrantes: a assistente social do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), Aline Oliveira Campos da Silva; o psicólogo e musicoterapeuta Marcello Santos (coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Salesiana); o professor Eddie Paiva, mestre em educação pela UFRJ, orientador profissional e fundador da Skills4Life Educação e Maria Júlia Araújo de Jesus, ex-participante do Nova Vida, que atualmente se encontra inserida no mercado de trabalho formal. O encerramento vai contar com uma atração cultural e todos os participantes vão receber certificados.
Segundo Douglas Fontes, coordenador do programa que é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, esse workshop já acontece há três anos. “Embora direcionado aos adolescentes, o evento será aberto para quem desejar assistir. Essa não será a última programação do ano. Ainda teremos, em dezembro, uma atividade final com todos os participantes”, ressalta Douglas.
Durante a pandemia da Covid-19, o Nova Vida adotou cronograma de ações socioeducativas, psicossociais, e atendimentos por meio de interação virtual. Atualmente, 261 adolescentes fazem parte do programa e participam, semanalmente, de atividades por meio do Whatsapp.
“Durante a semana, eles participam de atividades e oficinas. Essa experiência tem sido desafiadora, porque nem os profissionais, nem os adolescentes tinham dimensão desse momento que estamos vivendo. Tivemos experiências com plataformas digitais diferentes, mas o Whatsapp é o mais utilizado. Fizemos um curso com o Cetep e toda semana realizamos oficinas com eles, em parceria com o CIEE. Hoje conseguimos alcançar um maior número e a adesão acontece por eles entenderem que precisam fazer essas atividades para o crescimento deles próprios”, explica.
Além de falar sobre o mercado de trabalho, durante a pandemia, as atividades também tratam sobre emoções como a ansiedade, depressão, e são trabalhadas por psicólogos. Questões relacionadas a estudos nesse período, também foram orientadas por pedagogos. “Temos atividades a semana inteira, frequentes, além de cursos pontuais, como o curso de trabalho administrativo, em parceria com o Cetep. São duas oficinas com psicólogos, uma oficina com assistente social, uma oficina com pedagoga e a oficina do CIEE”, observa o coordenador.