Foto: Bruno Campos
Gerência de Qualidade do Mercado de Peixes impulsiona alto padrão à estrutura
Em apenas um ano de inauguração, o Novo Mercado de Peixes é um marco na história do município. A estrutura apresenta um ambiente belo esteticamente, atrai clientes, turistas e fomenta a economia da cidade. São 44 bancas que comercializam o pescado, num espaço amplo, limpo e organizado, características que tornam o mercado uma referência de qualidade, no ramo da pesca, do Estado do Rio de Janeiro.
O Mercado de Peixes é administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo. Para o secretário da pasta, Alexandre Fernandes dos Santos, o destaque do mercado para Macaé é o seu legado. "A obra de revitalização proporcionou o avivamento da história do município através da pesca. Pois, além de valorizar essa atividade econômica, trouxe maior movimentação para a industria pesqueira", ressalta.
Para celebrar a data, a Colônia dos Pescadores, apoiada pela prefeitura, será reinaugurada nesta quarta (29), às 15h. A colônia está localizada na Rua Doutor Júlio Oliver, número 298, Imbetiba. A parceria com a colônia é realizada pela Subsecretaria de Pesca da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que proporciona serviços ligados à previdência social, capacitações profissionais, além do atendimento médico prestado por servidores municipais da saúde.
Uma das conquistas no decorrer deste ano do Mercado foi a implantação da Gerência de Qualidade do Mercado de Peixes, administrada pela veterinária Mariana Ramos. A gerência orienta e capacita os comerciantes de acordo com as normas da legislação sanitária e do direito do consumidor. "A expectativa é consolidar a referência de qualidade do mercado como polo cultural, histórico e de comércio de pescado", frisa Mariana Ramos.
Outro ganho foi a criação da Associação do Mercado de Peixes, onde os comerciantes se organizaram para legitimar a sua relação institucional diretamente com a prefeitura. Isso facilita a busca por melhorias e melhor enquadramento nos seus direitos e deveres.
Além disso, o espaço confortável do Mercado proporcionou a realização de dois festivais, o "Festival de Frutos do Mar", realizado em abril e o "Festival Gastronômico Sabores da Serra e do Mar", que ocorreu no inicio de junho.
Parcerias consolidam atividade no Mercado de Peixes
Para a subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, o sucesso do Mercado advém das parcerias de serviços importantes com outros órgãos, como Casa do Empreendedor e Programa Microcrédito, que proporcionaram a regulamentação e aprovação de melhor linha de crédito para os comerciantes do Mercado; Secretaria de Ambiente (SEMA), cedendo o espaço como posto de coleta da campanha de recolhimento do óleo vegetal, e do descarte consciente de embarcações pesqueiras; Sebrae e Agência Municipal de Vigilância Sanitária (Amvisa - Macaé), que ofereceram o Curso de Manipulação do Alimento, para os comerciantes.
Além disso, o Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT) realizou a Análise de Qualidade da Água e a Calibração de Balanças dos Boxes do Mercado; a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) promoveu a Campanha de Olho no Peixe e o Curso de Beneficiamento Artesanal do Pescado; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFF-RJ) também contribuiu com o monitoramento da qualidade do pescado através dos alunos do curso de Nutrição.
Projeto Benê Lá acontece na praça todas as quartas-feiras
Choro, poesia, cultura e arte uniram-se à boa gastronomia oferecida nas barraquinhas de comidas feitas com pescado, todas as quartas-feiras, das 17h às 21h, na Praça do Mercado de Peixes.
O espaço familiar recebe turistas, moradores dos bairros vizinhos e pessoas que saem direto do trabalho para desfrutar de boa música e saborear os pratos do dia. O projeto é uma homenagem ao músico macaense Benedito Lacerda, e é realizado pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) com o apoio da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé e da secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico.