Foto: Maurício Porão
No núcleo, o usuário recebe todo o suporte de consultas, exames, transporte e encaminhamentos
Com cerca de 16 mil atendimentos, o Núcleo Municipal de Oncologia, Ostomia e Especialidades Médicas completa um ano nesta sexta-feira (4). O espaço, que oferece todo o suporte necessário ao paciente oncológico de Macaé, tem como proposta a humanização. O setor, ligado à secretaria de Saúde, realiza a triagem e encaminhamento do usuário ao Centro de Oncologia do Hospital São João Batista.
O objetivo é centralizar o atendimento e, com isso, facilitar o acesso aos serviços médicos na rede municipal de saúde. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Ana Terra, ao receber o diagnóstico de câncer, em qualquer unidade, o primeiro passo é comparecer ao órgão, localizado na Visconde de Quissamã, 674, Centro.
- A ideia é evitar que os pacientes fiquem percorrendo as unidades em busca de serviços. No núcleo, o usuário recebe todo o suporte de consultas, exames, transporte e encaminhamentos. Os serviços de quimioterapia são direcionados para o Hospital São João Batista. Já os casos de radioterapia são encaminhados para outros municípios, frisa Ana Terra.
Os pacientes oncológicos recebem, ainda, consultas médicas nas especialidades de dermatologia, urologia, cardiologia e clínica geral. De março de 2015 a janeiro de 2016, o núcleo realizou os seguintes atendimentos: regulação (3.816); exames (2.671); fisioterapia (1.657); psicologia (696); nutrição (111); atendimento médico (5.801); polo de ostomia (688); serviço social (5) e oficinas (257).
Outras informações pelos telefones: (22) 27961508 e 27961326.