O documentário sobre o Bico da Coruja foi contemplado por edital do Estado
O documentário sobre o Bico da Coruja, de Raphael Bózeo, será exibido na próxima quarta-feira (30), às 19h, no ‘Curta no Museu Online’. O projeto mensal do Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé em sua versão on-line, além da exibição de ‘O Estreito Botequim’, traz um bate-papo com o jornalista e fotógrafo macaense. O projeto gratuito é acessado pelo Instagram, YouTube e Facebook da Secretaria de Cultura de Macaé.
O documentário ‘O Estreito Botequim’ recebeu incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio do edital do governo do Estado, ‘Cultura Presente nas Redes’ (Secec-RJ). Desde 2014, Bózeo fazia a curadoria de fotos e vídeos do bar Bico da Coruja, na Pororoca, que em 2022 completará 40 anos. O curta-metragem de 18 minutos foi montado durante o período de restrições pela pandemia de covid-19, em 2020, com parte do grande acervo acumulado pelo fotojornalista.
Sinopse
O ‘O Estreito Botequim’ apresenta participações musicais, depoimentos e registros históricos acerca do Bico da Coruja, tradicional ponto de encontro cultural de Macaé. A base do documentário é entrevistas com frequentadores e, em especial, com o dono do bar, Wallace Agostinho. O bar reúne músicos e apreciadores de chorinho.