Obras do Viaduto se concentram na parte inferior

14/03/2019 08:50:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Bruno Campos

Com as obras, a capacidade do viaduto passará de 24 para 45 toneladas

A obra de manutenção e reforço do Viaduto, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), está sendo feita em três fases. Os trabalhos não param. Nesta terceira e atual etapa, as atividades se concentram na recuperação da estrutura inferior, já totalmente escorada no início do processo. Na primeira e segunda fases foram feitos o escoramento da estrutura e a recuperação da parte superior dos tabuleiros. A obra é executada pela Secretaria de Infraestrutura, por meio da Secretaria Adjunta de Obras.

O Viaduto foi projetado para uma carga de 24 toneladas. Com as obras, o limite passará para 45 toneladas para atender à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O local também é uma via importante do município, por onde trafegam um grande fluxo de veículos de passeio, transporte público e cargas, diariamente.

A recuperação do tabuleiro já feito na parte superior do Viaduto antes do Carnaval, onde são necessários 30 dias para a "cura" do concreto, fundamental para que o material alcance melhor desempenho.

Com os trabalhos concentrados na parte inferior do Viaduto, os profissionais atuam na finalização do apicoamento das estruturas para retirada de todo o concreto velho dos tabuleiros e vigas, e posterior reforço dos mesmos. A previsão é que a obra seja concluída neste primeiro semestre.

"Toda a estrutura inferior está sendo recuperada, assim como já foi feito na parte superior", explica o secretário Adjunto de Obras, Marcelo Mussi.


Fotos Relacionadas