Odontologia Coletiva realiza ação na Praça Veríssimo de Melo

15/10/2018 12:49:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho

Evento orienta sobre saúde bucal e prevenção ao câncer de boca

Em comemoração ao mês do dentista, a Odontologia Coletiva realiza nesta segunda-feira (15), na Praça Veríssimo de Melo, até 17h, ação que conta com uma mesa clínica demonstrativa de saúde bucal, distribuição de folders explicativos, kits com pasta e escova de dentes, palestras educativas e preventivas, além de uma triagem para agendamento clínico.

Quem passa pelo lugar recebe orientações sobre alimentação saudável, quais são os vilões que produzem as cáries, cuidados da saúde bucal durante a gestação e prevenção ao câncer de boca.

O dentista Júlio César Abreu disse que a intenção também é orientar sobre a quantidade de açúcar que cada alimento possui, como por exemplo os refrigerantes, sucos e chocolates.

- Nós mostramos também a evolução da cárie, que é muito perigosa, pois a bactéria pode se instalar em outras partes do corpo. É importante se prevenir e caso haja algum problema, a pessoa deverá procurar um profissional, ressaltou.

O pintor industrial Everaldo Bispo, que passava pela praça, elogiou a iniciativa. "Esse trabalho de orientação é muito importante, mesmo eu sendo adulto, tive informações que não tinha. O melhor é prevenir e espero que essa ação continue", disse.

A equipe informou que se uma gestante tiver infecções e cáries em sua cavidade bucal, elas podem prejudicar o bebê antes e depois do seu nascimento.

Câncer de boca - A chance de se ter um câncer de boca aumentam se a pessoa fizer uso de tabaco, bebidas alcoólicas, tiver uma alimentação pobre em verduras e frutas, ficar exposto frequentemente à luz solar sem uso de proteção adequada, irritação crônica na boca causada por próteses mal adaptadas, dentes cariados, amolecidos, quebrados e restos dentários, má higiene bucal, entre outros.

Serviço - O município conta com marcação bimestral para consultas ambulatoriais pelo telefone 2762-0539, de 8h às 12h. Neste mês, os agendamentos serão realizadas nesta quarta-feira (17). Além disso, existe a livre demanda, que é a consulta sem marcação prévia no Centro de Especialidades Moacyr Santos (barracão), no Miramar e na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Praia Campista.


Fotos Relacionadas