Odontologia pediátrica garante saúde bucal às crianças

13/06/2018 14:49:00 - Jornalista: Carla Cardoso

Foto: Equipe Secom

Próxima data para agendamento no consultório odontopediátrico será dia 20

Quanto mais cedo se cuidar, melhores são as chances de se obter um sorriso perfeito e menos chances de se ter problemas bucais. E é com esse lema que o Consultório de Odontopediatria e Bebês mantém o atendimento a crianças a partir de um ano de idade. O trabalho é realizado no Centro de Especialidades Odontológicas de Macaé (CEO).

Coordenadora do projeto, Carla Bittencourt comemora a abrangência do trabalho no espaço, que foi inaugurado em agosto do ano passado. “Agora, vamos contar com dois consultórios de odontopediatria. Aqui, assistimos as crianças de um ano até 12 anos”, observa a dentista.

O agendamento para atendimento no consultório odontopediátrico é feito uma vez por mês. A próxima data será dia 20. Os próximos dias para agendamento são 11 de julho, 1º de agosto e 22 de agosto por meio dos telefones 2796-1364 e 2762-0539, de 8h às 12h.

O Consultório de Odontopediatria e Bebês surgiu através do programa Odontologia Coletiva, que é feito nas escolas municipais. O Tratamento Restaurador ao Traumático (TRA) abrange todas as 104 escolas do município e as cáries maiores são indicadas para o consultório.

– No TRA é feita toda a parte de orientação de escovação, aplicação de flúor e palestras com orientação de higiene. Foi nesse contato maior com as crianças que vimos a necessidade de se montar um consultório odontológico só para elas. Esse consultório foi muito sonhado por nós. Além da parte do tratamento, devolvemos o sorriso e damos carinho – explica a coordenadora.

Muita procura – Um dos problemas mais comuns encontrados nas crianças são as cáries causadas por amamentação noturna. “A criança mama à noite, tanto peito, como mamadeira, e não faz a higiene correta. Ela tem uma suscetibilidade muito maior de ter cáries, do que as outras. Orientamos que, se a mãe quiser fazer essa parte de amamentação noturna até os dois anos de idade, que faça a higiene correta”, ensina.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funciona na rua Velho Campos, 566, no Centro. O funcionamento é de segunda a sábado, de 7h às 18h. Já a emergência funciona todos os dias durante 24 horas.


Fotos Relacionadas