Foto: Maurício Porão
Os encontros são por meio da plataforma Meet
O Centro de Atenção à Pessoa Idosa, localizado no Hotel de Deus, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, está oferecendo "Oficina Cognitiva" para idosos que possuem perda de memória e processo de demência de leve a moderado. As aulas são ministradas às quartas e quintas-feiras por meio da plataforma Meet.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção à Pessoa Idosa e que ministra a oficina, Aline Galvão, que também é enfermeira especializada em gerontologia, o objetivo é estimular e reabilitar a parte cognitiva, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os idosos.
"Percebemos que as pessoas que participam das oficinas nos casos mais leves, há uma grande melhora no humor. Já nos casos moderados, a melhora é percebida depois de três a quatro meses. Nos estágios mais avançados, o trabalho é mais demorado. O trabalho é realizado por meio dos exercícios, que eles fazem durante o encontro e depois sozinhos em suas casas", explicou.
Ela explicou ainda que para participar da oficina, o idoso passa primeiro por uma avaliação geriátrica e depois é encaminhado para o geriatra e outras especialidades.
"Para fazer parte da oficina tem que ser morador de Macaé. Atualmente estamos atendendo 21 idosos, no entanto, ainda temos 25 vagas", acrescentou.
Os grupos se comunicam por meio de WhatsApp, onde os links dos encontros são passados todas as semanas pela equipe do Centro de Atenção à Pessoa Idosa.
Outro fator importante é que o idoso tenha acesso à internet. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail: cap.hoteldedeus@gmail.com ou pelo telefone: (22) 99758-1140.