Foto: Ana Chaffin e Maurício Porão
Operação foi realizada de sexta-feira (23) a domingo (25) nas cachoeiras e comércio da região serrana de Macaé
Durante três dias seguidos da Operação Presença na Serra Macaense, realizada de sexta-feira (23) a domingo (25), agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, em parceria com outras secretarias e órgãos municipais, notificaram 53 estabelecimentos a cumprirem os decretos municipais e registraram sete infrações nas abordagens a 155 veículos, entre carros e motos. Os agentes também abordaram os usuários das cachoeiras orientando quanto à importância de cumprir as leis e preservar o ambiente, principalmente porque a serra, paraíso natural de Macaé, atrai a presença de turistas.
As infrações aplicadas foram, principalmente, para evitar acidentes e salvar vidas, como o uso de cinto de segurança dos motoristas e passageiros dos carros e o de capacete nos motociclistas e caronas. A operação visou manter a ordem pública e o respeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Código de Posturas e Lei Ambiental.
“O objetivo das ações é a garantia da ordem pública e harmonia social para que nossa população tenha segurança e tranquilidade, sempre, com muita técnica e respeito à nossa sociedade”, disse o secretário adjunto de Segurança, Everson Coriolano.
A operação ocorreu em conjunto entre a Secretaria de Ordem Pública, por meio da Guarda Municipal, Guarda Ambiental e Grupamento de Apoio Operacional (Gaop); as secretarias de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e Sustentabilidade; Adjuntas de Turismo e Defesa Civil; e Coordenadorias de Posturas e Especial de Vigilância Sanitária. Juntas, elas atuaram na operação com média de 20 agentes por dia.