logo

Otimismo marca posse de Dr. Aluízio como presidente da Ompetro

17/04/2015 16:26:00 - Jornalista: Catarina Brust e Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin e Flávio Sardou

Prefeito destaca importância do petróleo no cenário econômico do município, estado e país

Manter os empregos e os investimentos na região, aliado a muito trabalho e uma visão otimista. Essa foi a tônica que marcou a posse do prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, como presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), nesta sexta-feira (17), no Four Points by Sheraton, em Macaé.

A solenidade contou com a presença do governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, do gerente geral da Petrobras UO-BC, Joelson Falcão, além de lideranças políticas, prefeitos das regiões Norte, Lagos e Noroeste do estado, instituições e empresas da indústria do petróleo.

Dr. Aluízio defendeu o trabalho para enfrentar o atual cenário de instabilidade econômica dentro da indústria de petróleo e gás. O prefeito destacou a importância de ações que alavanquem todos os setores da economia do município, mas observou a expressiva parcela que o petróleo compõe no montante econômico do estado do Rio e do Brasil.

- Vamos investir em setores diversificados da economia, mas a indústria do petróleo representa 12% do PIB para o país e 30% do PIB para o estado do Rio. A crise se vence com trabalho. É isso que a região vai fazer, precisamos continuar crescendo. A escola, a tecnologia e os grandes nomes do petróleo estão aqui presentes em Macaé e região. É esse olhar que a região precisa ter, de otimismo - enumerou.

O governador Luiz Fernando Pezão afirmou, durante a posse do prefeito de Macaé como presidente da Ompetro, que a união de poder público e indústria é fundamental neste momento. "Temos que manter as conquistas e tentar ampliá-las, criando um ambiente propício para negócios", comentou.

O governador Pezão citou obras realizadas pela prefeitura como o Hospital Público Municipal (HPM), que vai ganhar mais cem leitos e as novas estradas que contam com parceria do Governo do Estado. Ele exemplificou que o Estado tem uma dívida ativa de R$ 66 bilhões para receber. "Vou cobrar a cada devedor, sendo que R$ 8 bilhões são das maiores empresas do país", disse. Ao chegar a Macaé, Pezão e Dr. Aluízio visitaram o anexo do HPM que está em fase de conclusão das obras e previsão de inauguração para esse semestre.

A importância do interior do Rio para o Governo do Estado foi outro ponto destacado por Pezão. "Estamos colocando nossos técnicos à disposição dos municípios, com parceria para cobrança do IPVA, pois na mesma semana que o Estado recebe, 50% ficam para os municípios. Existe uma grande inadimplência principalmente no interior do Estado. É importante que os municípios sejam sócios dessas cobranças", avaliou.

O aquecimento da economia nacional foi ressaltado pelo governador, inclusive com a proximidade das Olimpíadas. "A região não pode perder a capacidade de gerar emprego, pois aquece a economia do estado", disse

Como o setor do petróleo vê a posse de Dr. Aluízio

O diretor geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Eloi Fernández y Fernández, destacou que o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, à frente da Ompetro, vai trabalhar para aumentar os investimentos na região. "Macaé é a cidade símbolo do petróleo no Brasil. Como presidente da entidade, o prefeito Dr. Aluízio vai realizar um conjunto de ações com foco no desenvolvimento integrado regional", pontuou.

O Secretário Geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Milton Costa, afirmou que o instituto está ao lado da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro) na busca pela ampliação e retenção de investimentos: "É importante a posse do prefeito Dr. Aluízio neste momento pelo contexto internacional e nacional que o mercado passa e para buscar o desenvolvimento de Macaé e região de uma forma mais rápida. É fundamental que prefeitos se unam e tenham uma posição forte para alavancar as bacias de Campos, Santos e o pré-sal. À frente da Ompetro, Dr. Aluízio irá levar todas as questões em âmbito estadual e nacional", disse o secretário geral do IBP, lembrando que a indústria do petróleo é responsável por 42% dos investimentos no país.

Expectativas

O prefeito de Macaé lembrou de seu encontro com o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, e que a expectativa é que os anseios dos prefeitos da região, que serão debatidos com o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sejam alcançados.

- Tenho certeza que o Governo Federal tem uma grande sensibilidade, pois 80% do petróleo nacional é produzido aqui. E, se essa região não vai bem, o estado não vai bem. Tudo vai ser mais transitório do que se imagina. O que queremos é atender bem a cidade, com capacidade de continuar investindo. Em relação à proposta de antecipação dos royalties, o Eduardo Cunha e Joaquim Levy estão estudando a proposta. Ela é ousada, mas necessária - completou Dr. Aluízio, lembrando que Macaé também irá se preocupar com o incentivo a novas fontes de energia, como a eólica, a pesca e outros arranjos produtivos.

Assista ao depoimento do prefeito Dr. Aluízio e presidente da Ompetro

Assista ao depoimento do governador do Estado do Rio de Janeiro e de outros presentes na cerimômia

Veja como foi a cobertura do evento



Fotos Relacionadas