logo

Ouvidoria ao Vivo fará nova live no dia 28

23/04/2021 09:29:00 - Jornalista: Adriana Bacellar

Foto: Arte

A edição terá como tema “Pode falar, eu quero te ouvir”

A Ouvidoria Geral do Município vai promover na próxima quarta-feira (28), a segunda live do projeto “Ouvidoria ao Vivo”. A convidada do mês será a professora doutora Cristina Ayoub Riche, ouvidora da UFRJ e presidenta do Instituto Latinoamericano del Ombudsman - Defensorías del Pueblo (ILO).

O tema do segundo encontro da “Ouvidoria ao Vivo” será “Pode falar, eu quero te ouvir”. A conversa vai girar em torno da recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) para o fortalecimento do trabalho das ouvidorias e dos ombudsmen, ouvidores das empresas privadas.

Segundo Denize Neto, Ouvidora Geral de Macaé, o projeto teve início em fevereiro de 2021 e faz parte do programa de educação permanente da ouvidoria do município. “A proposta é trazer sempre um convidado de reconhecida visibilidade no cenário nacional e/ou internacional. Queremos ressaltar a importância desse canal de comunicação de que dispõe o cidadão macaense para fazer valer os seus direitos e as suas necessidades junto ao poder público”, disse ela.

Além do trabalho realizado pelas ouvidorias, a live com Cristina Ayoub Riche terá como fio condutor a orientação da ONU para o fortalecimento das ouvidorias e dos ouvidores na construção das democracias. Ouvidores e ouvidorias são um importante canal que os cidadãos dispõem para participar da construção das políticas públicas. Para tanto, ela usará como exemplo o canal “Pode Falar” do UNICEF.

Lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em fevereiro deste ano, mesmo mês da estreia do projeto macaense, o "Pode Falar" é um canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. Foi criado em parceria com diversas organizações da sociedade civil e funciona de forma anônima e gratuita, podendo ser acessado no site podefalar.org.br . A ideia é ressaltar para a juventude que a internet também pode ser um lugar seguro para se cuidar da saúde mental, desde que mediada por profissionais experientes.

De acordo com o ouvidor Alex Xavier, integrante da equipe da Ouvidoria Geral de Macaé, as ouvidorias são um importante canal de comunicação entre o cidadão e seus governantes. “O objetivo do projeto é exatamente o de fortalecer essa escuta, de forma a adequar os trabalhos do governo municipal às necessidades da população. Essa troca de experiências promove o enriquecimento do trabalho da Ouvidoria e melhora a qualidade dos serviços prestados pelo município”, disse o ouvidor.

Os encontros são abertos a toda a população e irão abordar assuntos de interesse geral. Alguns temas das próximas lives já foram definidos, e incluem “A Lei Geral de Proteção de Dados e o papel da Ouvidoria” e “A experiência da Ouvidoria da Saúde junto ao seu Conselho Municipal”. O link de acesso ao encontro da próxima quarta-feira, dia 28/4, às 15 horas é o bit.ly/3elLiQg.