Implantada em 2010, a Ouvidoria da Secretaria de Educação de Macaé fecha o ano com um total de 731 atendimentos ao público, número 20% maior do que o registrado em 2015. Para 2017, a equipe já prepara metas para expandir ainda mais o atendimento, com o principal objetivo de integrar as famílias e a comunidade no dia a dia das 107 escolas da rede municipal. O setor vem cumprindo sua missão de ser um canal de manifestação e representação dos interesses dos cidadãos frente à secretaria para resolução ágil das questões apresentadas.
- Conseguimos, este ano, resolver 90% dos casos apresentados. A maioria das pessoas nos procura para tentar resolver problemas em relação a matrículas e remanejamento de alunos. Cada caso é analisado de forma individual e com muito cuidado e carinho por toda a equipe. Mantemos sempre o foco no coletivo, mas também levando em conta o lado individual de qualquer cidadão que nos procure, explica a coordenadora, Leda de Lima Vieira de Moraes.
Para o próximo ano, a equipe trabalha na implementação do projeto Ouvidoria Vai à Escola. O projeto tem como objetivo promover maior intercâmbio entre a escola, a família e a comunidade, melhorando assim a qualidade da educação com foco na redução máxima da evasão escolar. "Ainda estamos formatando o projeto. A ideia é fazer com as equipes visitem as escolas periodicamente, levando a Ouvidoria para mais perto da comunidade escolar", ressalta Leda.
Para a secretária de Educação, Marilena Garcia, o contato direto com servidores, estudantes, professores e o público em geral é fundamental para detectar as demandas e prioridades. Daí, a importância de saber como o setor funciona e o que é feito a partir do que chega através deste canal.
- O trabalho da Ouvidoria é feito com transparência e tivemos avanços positivos, pois o setor é uma forma de participação das pessoas no processo democrático. Temos que parabenizar o trabalho realizado pelos ouvidores da Educação, que funciona não só para identificarmos o que está funcionando bem na gestão educacional do município, como também para propor, quando necessário, soluções para tornar a educação de Macaé cada vez melhor, afirma a secretária.
O setor funciona como um interlocutor com a comunidade escolar, estimulando a participação do cidadão no controle e avaliação da prestação dos serviços que a secretaria oferece. As reclamações, sugestões, informações e elogios referentes à administração municipal podem ser feitas na Ouvidoria Geral, através do número 162, que também mantém um canal no site da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br). No caso da Educação, as solicitações também podem ser feitas pessoalmente na sede da Secretaria, na Rua Antero Perlingeiro, nº 402, no Centro, das 8h às 17h, e pelo número 2762-2373. O atendimento também pode ser feito pelo e-mail ouvidoria.educacao@macae.rj.gov.br.