Parceria com Sebrae oferece curso com Cocco Barçante

04/10/2017 11:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Objetivo é valorizar a identidade do artesanato local e a capacidade criativa

Cerca de 20 artesãos e instrutores da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional participam da oficina "A estética do designer do artesanato local". A capacitação é ministrada pelo artista plástico, consultor do Sebrae e designer, Cocco Barçante, reconhecido em todo país e com 40 anos de carreira. A programação, realizada nesta terça-feira (3), segue até o mês de dezembro na sede da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep). O objetivo é valorizar a identidade do artesanato local e a capacidade criativa, além de contribuir na capacitação e na geração de renda.

A iniciativa faz parte da parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Macaé, através da Educação. A finalidade é reforçar a importância do artesanato como fator de desenvolvimento e fomentar a geração de renda, visando a promoção do desenvolvimento local sustentável.

Durante a oficina o consultor na área de Economia Solidária do Sebrae vai produzir, junto com os participantes, peças que farão parte de exposições específicas. Eles se dedicarão ao desenvolvimento do espírito criativo e ao reforço da aprendizagem de novos métodos para aumentar as vendas, principalmente no final do ano.

Segundo a secretária Adjunta de Qualificação, Leandra Lopes, a prioridade é firmar parcerias e ações voltadas para responsabilidade e sustentabilidade. "Estamos satisfeitos. Agradecemos ao Sebrae pela atuação de Coco Barçante, que se tornou referência artística nacional e internacional", ressalta.

Painel

A sede da Secretaria de Educação tornou-se o novo espaço do painel “Sentimentos de Macaé”, elaborado pelo artista plástico Coco Barçante, também responsável pelo projeto "Arte que cuida", junto à União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama (Unamama).

Para a produção do trabalho, no ano de 2013, Cocco Barçante contou com a atuação de 30 artesãs, instrutoras e ex-alunas da Escola de Qualificação. Macaé é a primeira cidade do interior do estado a receber o projeto “Sentimentos”. O destaque é a apresentação de painéis artesanais com elementos turísticos, culturais e históricos, que cobrem e dão forma às letras que compõem a palavra Macaé.

O artista

Empreendedor, o consultor do Sebrae e artista também é o idealizador do Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, espaço que funciona na Casa de Cultura Cocco Barçante, em Petrópolis. O local conta com 150 peças diversas de artesanato, entre elas, algumas produções de Macaé.

"O museu representa todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, através de um acervo adquirido durante os 10 anos de trabalho junto às comunidades. São peças produzidas por artesãos ou grupos artesanais, que valorizam o território local, reaproveitando materiais diversos, atendendo ao conceito de sustentabilidade", ressaltou Barçante.


Fotos Relacionadas