Parque Aeroporto recebe testagem contra a Covid-19 nesta terça (4)

03/05/2021 14:13:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arte

Exames serão realizados na Praça Principal do bairro

A testagem contra a Covid-19 na Praça Principal do Parque Aeroporto acontece nesta terça-feira (4). O objetivo é agilizar a identificação e isolamento de pacientes positivos, como forma de reduzir a disseminação do vírus na cidade. A busca ativa de novos casos é a estratégia adotada pela Secretaria de Saúde.

A expectativa é testar 300 moradores do Parque Aeroporto. Os exames utilizarão o Swab (cotonete) e estarão disponíveis a pessoas com idade entre 18 e 55 anos e que apresentem sintomas característicos da infecção por Covid-19 durante seis dias.

A partir das 8h, a equipe da Saúde realizará a triagem das pessoas que serão testadas no posto avançado. As amostras serão coletadas a partir das 9h. É preciso apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência para ser atendido.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, Lisa Chagas, afirma que a estratégia é ampliar a testagem da população, por meio da busca ativa dos novos casos, nas regiões com os maiores índices de contágio e de óbitos. “O objetivo é identificar o paciente positivo de forma mais rápida, orientar quanto ao cumprimento das regras de isolamento, interrompendo o ciclo de contaminação”, acrescenta.

A busca ativa de pacientes da Covid-19 será realizada em programação semanal, de acordo com os índices avaliados pela Vigilância Epidemiológica da Saúde. Os testes de antígeno também são aplicados nos três polos do CTC – Jorge Caldas, Barra e na Serra, apenas em pacientes que apresentam sintomas do coronavírus ao longo de seis dias.