Foto: Guga Malheiros
Importância da água para a restinga e a influência do mar na vegetação do parque são temas da programação
O Parque Municipal da Restinga do Barreto vai comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no mundo inteiro, na próxima sexta-feira (22), com atividades relacionadas à conscientização do uso da água. Com a abertura às 9h, a ser realizada pela banda da Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, o evento contará com quatro estandes espalhados pelo parque. Cada um trará uma proposta diferente sobre o tema água.
Os locais de exposição tratarão de temas como a importância da água para a restinga e a influência do mar na vegetação do Parque do Barreto. Também haverá referência aos problemas da poluição da água para a humanidade. Toda a programação será realizada ao longo da manhã de sexta-feira.
De acordo com o biólogo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Henrique Abrahão Charles, responsável pelo Parque do Barreto, a ideia é informar que a água é extremamente fundamental para a saúde do ser humano. "O homem em si é parte água em sua constituição", lembra Henrique, acrescentando que também haverá estande mostrando a química desse elemento da natureza.
Estandes
O público poderá conferir as diversas atrações dos estandes. O primeiro mostrará os estados físicos da água e experimentos científicos, com ênfase na temática: água doce X água salgada.
Já o segundo ponto de exposição tratará da dramatização intitulada: "Terra, Planeta Água", promovendo ainda uma roda de conversa sobre poluição e conscientização do uso da água.
A terceira estação fará referência ao ciclo da água, à água no corpo dos organismos e à influência da água no Parque da Restinga do Barreto. No último estande haverá trilha ecológica com educação ambiental, dando ênfase à importância da água para a floresta e o solo.
O Parque da Restinga do Barreto fica na Rodovia Amaral Peixoto, São José do Barreto, próximo ao Atacadão. Para agendamento e mais informações, o contado pode ser feito pelo e-mail parquebarreto.sema@gmail.com.