Foto: Rogério Peccioli
Local está aberto para visitação e é ideal para se conhecer um pouco mais sobre o meio ambiente
Quem procura uma opção de lazer e entretenimento em meio à natureza pode visitar o Parque Municipal Atalaia, em Macaé. Localizado na região de Córrego do Ouro, a aproximadamente 27 quilômetros do Centro da cidade, o Parque possui 235 hectares de extensão, sendo 75% dele de mata atlântica fechada. Recentemente, a área – sob administração da Secretaria de Ambiente - recebeu uma série de intervenções visando a melhoria em sua estrutura.
Aberto para visitação de quarta-feira a domingo (exceto feriados), das 9 às 16 horas, o Parque possui muitos atrativos: os visitantes têm a opção de caminhar por uma de suas trilhas - com o acompanhamento da equipe técnica da Sema -, usufruir de uma fonte de água natural, assistir a uma apresentação ou palestra em seu auditório e ainda conhecer um pouco mais sobre o meio ambiente.
“No Parque há uma área ideal para piqueniques, passeio com a família e os amigos, tudo em meio à natureza. É um patrimônio de Macaé, que merece ser melhor aproveitado”, declarou o secretário de Ambiente, Gerson Lucas Martins.
Por ser um parque ecológico, o Atalaia conta com algumas regras de visitação que precisam ser respeitadas. No local, é vetado levar churrasqueiras, fumar, e a entrada/consumo de bebidas alcoólicas. Também não é permitida a realização de cultos religiosos, bem como a utilização de equipamentos sonoros e instrumentos musicais. Estas regras visam à proteção dos animais que vivem no parque, mantendo o seu equilíbrio natural.
A Secretaria de Ambiente informa ainda que o Parque está habilitado para receber grupos de estudantes, mediante agendamento prévio. Os interessados podem entrar em contato com os telefones 2796-1280 ou 2796-1380 (Subsecretaria de Ambiente) ou enviar um email para agendamento.atalaia@gmail.com.