Foto: Flávio Sardou
A reunião aconteceu no Hotel Blue Tree, na tarde desta quinta-feira (27)
A Prefeitura de Macaé realizou, nesta quinta-feira (27), a primeira reunião da Câmara de Diálogo para o Desenvolvimento que faz parte do Pacto para o Desenvolvimento Integrado (PDI) Macaé. O prefeito Dr. Aluízio, representantes de empresas, instituições, do Consulado do Reino Unido, Termoelétrica Norte Fluminense, Petrobras e secretários municipais participaram do encontro realizado no Hotel Blue Tree. Ao todo, serão quatro câmaras que reúnem poder público e setor privado com o objetivo de desenvolver políticas públicas, por meio do diálogo e aprimoramento do relacionamento. Essas demandas farão parte de um documento que orientará futuras ações de governo.
- Queremos estar próximos à indústria e caminhar juntos. O momento exige urgência. As coisas precisam sair do papel e não adianta olhar para trás. O governo vai fazer de tudo para resolver as questões que vocês apresentarem para resolver esse passivo que ainda existe na cidade. Nós precisamos conhecer as demandas. Já fizemos ações em infraestrutura para atender vocês e que beneficia diretamente a população, como a macrodrenagem em Imboassica, duplicação da RJ-106 e acabamos com o problema das carretas ficarem presas, melhorando a passagem em nível do Novo Cavaleiros. Essas reuniões são de trabalho e sem retórica. Por isso, vamos ter uma agenda assídua, regular, para definir o que precisa ser feito ainda -, disse Dr. Aluízio, enfatizando que as empresas são geradoras de emprego e renda.
O PDI Macaé está sendo conduzido pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, com execução técnica da Ong Cieds - Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável. O pacto busca, através de uma rede de diálogos, fortalecer a união entre o poder público e o setor privado; desenvolver ações que incentivem o crescimento da cidade; recuperar os altos índices de empregabilidade; e aumentar os investimentos locais.
A primeira parte do evento foi direcionada à prefeitura, que apresentou as principais ações de governo para facilitar o dia a dia das empresas. Para isso, a secretaria de Desenvolvimento Econômico criou um novo modelo de relacionamento com as empresas, implantou a Casa do Empreendedor, Microcrédito por meio do Macaé aCredita em Você, o Portal de Licenciamento, entre outras ações voltadas para a desburocratização da administração pública, visando agilidade e desenvolvimento.
- É importante a representação de vocês e a credibilidade que estão nos dando. O Cieds aceitou esse desafio de fazer a execução técnica. A ideia hoje é ouvir vocês, discutir e debater para sair um documento com políticas públicas -, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Vandré Guimarães.
Segundo a gerente de projetos do Cieds, Carolina Müller, o objetivo é conhecer as demandas municipais e propor a criação de uma agenda de soluções que permitirá à cidade crescer com qualidade, inovação e sustentabilidade. As reuniões planejadas acontecem a cada dois meses.