Pesca traça melhorias no setor para o município

26/05/2017 10:56:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Uma das metas é voltar com o funcionamento da rádio costeira

A Secretaria Municipal Adjunta de Pesca e Aquicultura realiza um trabalho para dar apoio aos pescadores no município. Entre algumas das suas principais atuações estão a Frente de Trabalho, no período do Defeso do Camarão e da Piracema e ainda o controle na qualidade do pescado comercializado no Mercado Municipal de Peixes. Além dessas ações, metas estão sendo elaboradas para trazer melhorias ao setor.

O secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Sérgio dos Santos, que assumiu a pasta há um mês, conta que pretende dar continuidade aos projetos que já existem e implantar outros com o objetivo de fomentar a atividade.

- Nossa equipe está traçando vários projetos que têm o objetivo de melhorar ainda mais qualidade do trabalho dos pescadores do nosso município. Em breve, queremos reativar a estação costeira, localizada na Barra, que estará pronta para prestar socorro às embarcações em alto mar. Outra intenção nossa, é adquirir barcos de reboque, conta.

De acordo com o secretário, o controle de qualidade do pescado comercializado no Mercado Municipal de Peixes, continua sendo realizado pela equipe da secretaria. “A proposta é dar continuidade a segunda fase das obras para abrigar os outros comerciantes de pescado que ficaram do lado de fora do mercado”, acrescenta.

A secretaria pretende, também, implantar no município, em parceria com o governo federal, o Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar) e ainda a instalação elétrica do sistema trifásico para uma câmara frigorífica que ficaria no Mercado de Peixes, para armazenar resíduos de peixes para fazer ração. "Queremos também criar o café da manhã do pescador que seria realizado, diariamente, no cais do Mercado Municipal de Peixe".

Sérgio dos Santos diz ainda que tem também a preocupação em dar continuidade aos cursos de capacitação, principalmente para a aquisição da carteira POP (Pescador Profissional). "A secretaria pretende apoiar o cooperativismo, estimulando agregação de valores ao pescado, produzindo produtos a base de peixe e, com isso, incentivar o empreendedorismo", conclui.

A Secretaria Municipal Adjunta de Pesca e Aquicultura funciona no Mercado Municipal de Peixes, localizado na Avenida Presidente Sodré, s/n. Mais informações pelo telefone: (22) 2762-8369.