Poeta Jorge Barcelos conta histórias sobre o mar para alunos

20/06/2017 17:35:00 - Jornalista: Joice Trindade/Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Rinha das artes sedia evento que incentiva alunos a ler e escrever

"Junho com Histórias". Esta é a programação que contagiou alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nesta terça-feira (20), na Rinha das Artes. Com o tema "Este mar não está para peixe, mas sim para histórias", a programação ganhou um clima especial voltado para homenagens ao mar, contou com participação do poeta, escritor e pescador macaense, Jorge Barcelos, mais conhecido como Tio Jorge, contação do grupo HistoriArte e exibição de vídeo de Bia Bedran.

Participaram da programação estudantes das escolas Letícia Peçanha Aguiar, Fazenda Santa Maria, Maria da Conceição Carvalho e Caetano Dias, escola próxima à praia da Barra, que conta com muitos filhos de pescadores.

O pescador, que é reconhecido por proferir palestras em universidades e encontros nacionais e internacionais, elogiou a programação. "Estou muito feliz de receber o convite. É emocionante ver alunos tão pequenos interessados na minha palavra, na contação de histórias e na conservação do ambiente", pontua.

Ele lembra de sua trajetória desde os 11 anos com referência à pesca. "Sou filho e neto de pescador e hoje aos 66 anos posso dizer que muitas coisas já vivi. Nesses encontros com os alunos da rede, me sinto realizado em poder passar minhas experiências e histórias por meio das minhas poesias", relata Jorge, que encontrou nos poemas uma forma de defender e preservar o mar.

Envolvidos com o tema, alunos e professores aprovaram a programação. "Gosto muito de ler. Mas saber histórias sobre o mar é muito legal", conta Rodrigo Soares, aluno do 5º ano da Escola Municipal Letícia Peçanha de Aguiar. Já Higor Hipólito, aluno da Escola Municipal Fazenda Santa Maria, confessou que vai prestar mais atenção nos cuidados com o meio ambiente, principalmente na praia. "O mar é lindo. Não podemos deixar sujeira na praia", conta o aluno de nove anos.

Prefeitura estimula gosto pela leitura

A contadora de histórias, Margarida Barcelos, destaca que o trabalho deste ano letivo está sendo diversificado. "Já trabalhamos vários temas dentro do projeto: África, Mulher, entre outros e agora estamos desenvolvendo histórias sobre o mar", informou Margarida.

Durante todo o ano, os alunos da rede recebem a biblioteca volante da Secretaria de Educação, que tem como objetivo incentivar os educadores e alunos quanto à boa prática da leitura. "As histórias são contadas de forma lúdica para os estudantes da rede de ensino com diversas obras. O projeto é elogiado por alunos e profissionais da educação", frisou a coordenadora do Programa de Referência à Leitura, Gisele Souza, ressaltando que os educadores provocam nos alunos reflexão, imaginação e integração. O Historiarte também reforça as atividades do projeto Biblioteca sobre Rodas, um ônibus que visita as escolas estimulando o gosto pela leitura.


Fotos Relacionadas