Poetas estão convidados para festejar a Cultura Negra

26/11/2018 16:10:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Bruno Campos

As mulheres foram as homenageadas durante o Outubro Rosa

O Dia da Consciência Negra, celebrado na terça-feira (20), será comemorado no Solar dos Mellos, na quarta-feira (28), durante o projeto ‘Café Literário’, das 19h às 21h. O grupo de poetas do ‘Língua do P’ irá homenagear os escritores Conceição Evaristo, Solano Trindade, Luiz Silva (Cuti), Mel Duarte, Adão Ventura, Elisa Lucinda, Abdias do Nascimento, Duda Machado e Sebastião Nunes.

"Os interessados em participar do sarau juntamente com o ‘Língua do P’ são bem-vindos ao museu. Estamos convidando todos os poetas da cidade para participar. Esta será a terceira edição do projeto, que foi relançado em setembro. O ‘Café Literário’ acontece às últimas quartas-feiras do mês, com entrada franca, e não é necessária a inscrição", destaca a diretora do Museu, Viviane Chaves.

Segundo o poeta e produtor do ‘Língua do P’, Gerson Dudus, mais da metade da população da cidade é negra, como no país. "Precisamos tornar visível essa cultura que é cor e raça", diz .

O grupo de autores do ‘Língua do P’ passou boa parte de 2018 fazendo uma viagem poética pela América do Sul, estudando e conhecendo os seus escritores. Além disto, eles trabalharam diversos temas avulsos, como a homenagem aos museus, na reabertura do Café Literário, em setembro, e às mulheres, também no Solar dos Mellos, pela campanha de prevenção ao câncer de mama, Outubro Rosa.

O ‘Língua do P’ foi criado há três anos e conta com cerca de cem encontros. Os saraus itinerantes já aconteceram em praias, em escolas, em espaços culturais, como a Rinha das Artes, no Centro de Macaé, em manifestações culturais públicas e, com maior frequência, no Foyer do Teatro Municipal de Macaé, também no centro da cidade, sempre às terças-feiras, às 19h. Estes poetas ainda representaram Macaé em saraus de municípios circunvizinhos, como Cabo Frio.

Durante o ‘Café Literário’ o museu oferecerá ainda o projeto ‘Visita Guiada’, que consiste na visitação externa e interna do Solar do Mellos acompanhada pelo historiador da casa, e também às mostras permanentes e à exposição "Celebrando a Educação nos Museus – Tempo, linguagens e memórias". O Solar dos Mello está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro. Grupos devem agendar a ‘Visita Guiada’, que é gratuita, pelo telefone 2759-5049, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.