Foto: Bruno Campos
Discurso humanizado do prefeito coloca cidadão como prioridade do governo
O prefeito Welberth Rezende e a primeira-dama Quelen Rezende receberam nesta quinta-feira, 29 de julho, aniversário de Macaé, diploma de mérito político do Legislativo durante sessão solene realizada na Câmara Municipal. Do presidente da Casa, Nilton César Moreira, o prefeito Welberth recebeu o título e do vereador Guto Garcia, a primeira-dama ganhou a honraria. Durante toda a sessão, o ex-presidente da Câmara por seis vezes, Eduardo Cardoso e o vereador Thales Coutinho - pai e filho, vítimas da Covid - foram lembrados, assim como todas as vítimas do coronavírus.
- O ex-presidente Eduardo Cardoso deixa grande lembrança e grande saudade, assim como Thales, vítimas do Covid. O que nos resta, como a vereadora Iza falou, é deixar um legado da vacina, arregaçar as mangas e trabalhar para que outras pessoas não sejam vítimas desta doença terrível. Nunca colapsamos o nosso sistema, nunca faltou leito, remédio, Macaé faz seu papel reconhecido pela Secretaria de Estado de Saúde no combate ao Covid, mas foi uma doença que levou muitas vidas - comentou Welberth.
O prefeito fez um discurso humanizado com foco no cidadão. "Macaé aponta olhando para o futuro, estamos trabalhando para tornar Macaé uma capital também do desenvolvimento, olhando o cidadão, que é o mais importante. É para eles, por eles que a gente trabalha dia e noite para trazer dias melhores", destacou, parabenizando todos que receberam a honraria dos vereadores.
Welberth agradeceu o trabalho feito pela Câmara para Macaé. "O interesse republicano, da cidade, está acima de todos nós e este espírito público nos faz avançar para uma cidade melhor", observou.
Avanço para desenvolvimento econômico é citado
Falando em nome da bancada governista, o vereador Guto Garcia pontuou que Macaé está retornando o seu desenvolvimento como com a entrega simbólica da autorização da obra do novo porto e os estudos iniciais do solo com a sondagem submarina.
- Neste primeiro semestre tivemos várias boas notícias que vão aquecer a economia da cidade e gerar novos empregos como Dom Atacadista, Açaí Atacadista, hipermercado na Linha Azul, novo aeroporto, nova termelétrica, o estudo de implantação de fábrica locomotiva em Macaé por uma multinacional. Podemos acrescentar diversas obras que a prefeitura vai iniciar até dezembro como a reforma da iluminação da Avenida Atlântica, pontes na serra, reforma de praças, reforma em unidades de saúde, da Cidade Universitária, do Estádio Cláudio Moacyr, além de auxílios emergenciais e cestas básicas - enumerou Guto.
O presidente da Câmara, Nilton César Moreira, assinalou que é impossível falar em economia sem focar nas vidas e que a vontade era ver o Salão Nobre da Câmara cheio, mas a segurança exige cuidados redobrados. "O avanço na campanha de imunização é importante, mas é apenas uma das etapas. O que for feito agora vai ser determinante para a retomada da geração de empregos e dos negócios que fizeram da nossa cidade uma referência para o mundo", classificou.
Após receber o diploma de mérito político, a primeira-dama Quelen Rezende agradeceu cada cidadão que colaborou com um quilo de alimento e a adesão do empresariado à Vacinação Solidária. "A campanha mostrou o quanto estamos unidos, foi uma expressão de solidariedade humana e amor. A campanha mostrou o quanto a Princesinha do Atlântico ama e é amada", assinalou.
No final da sessão, um vídeo prestou homenagem a todas as vítimas do Covid no Brasil e em Macaé, inclusive o funcionário da Câmara Carlos Lécio de Oliveira, o ex-presidente Dr. Eduardo e o vereador Thales Coutinho. O deputado estadual Chico Machado recebeu diploma de mérito político do vereador Edson Chiquini e o deputado federal Gutemberg Reis também recebeu a honraria.
Participaram da sessão secretários, líderes empresariais, o delegado da Capitania dos Portos, Luiz Zuniga; o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Fábio Corrêa; o comandante do 9° Grupamento de Bombeiro Militar, Marcos Silva; o comandante do 9° BIA Forte Marechal Hermes, Geovani Campos. A sessão solene da Câmara cumpriu todos os protocolos de segurança e saúde impostos pelas autoridades sanitárias em relação ao coronavírus.