Prefeitura Municipal de Macaé

Prefeito realiza encontro inédito com profissionais da educação

2013-08-30 16:50:00 - Jornalista: Celine Moraes
Compartilhe:  
Foto: Flávio Sardou
Mudanças já serão efetivadas a partir da próxima segunda-feira (2) e valerão para a remuneração relativa ao mês de setembro

O Prefeito Dr. Aluízio esteve reunido com centenas de profissionais da educação do município na manhã desta sexta-feira (30), no Centro de Convenções de Macaé. O encontro foi promovido para a classe analisar e decidir sobre as propostas de gratificação, revisão salarial e de carga horária de profissionais como professores, auxiliares de serviços escolares (ASE), auxiliares de serviços gerais (ASG) e porteiros, reunindo cerca de 1.500 servidores.

Segundo Dr. Aluízio, o grande objetivo do encontro é integrar os profissionais da educação em busca de um ensino de maior qualidade para os alunos. “Sabemos que existem dificuldades, mas também sabemos que somente juntos podemos encontrar uma solução. E só podemos fazer o diagnóstico de algo, quando ouvimos, então, quero que todos tenham liberdade para falar o que quiserem visando contribuir para a melhoria da educação do município”, disse o prefeito.



Na presença da secretária de Educação, Lúcia Thomaz, e demais autoridades da secretaria, Dr. Aluízio falou sobre as propostas do governo para a categoria e abriu um espaço democrático para diálogo, onde os profissionais puderam expor suas dúvidas, opiniões, críticas e sugestões, para avaliação de todos. “Vamos focar no âmbito dos recursos humanos do setor para melhorar as condições de trabalho dos servidores da educação e, por consequência, para beneficiar os nossos alunos. Apresentar as nossas colocações para que o próprio profissional decida a melhor maneira de realizar o seu trabalho é, sem dúvida, um antigo anseio do setor que, hoje, nos propomos a atender”, disse Lúcia Thomaz.



Após uma longa sessão de debates acerca das propostas apresentadas pelo governo, os profissionais aprovaram a decisão que todos os servidores da educação receberão 10% de gratificação por assiduidade, menos os professores que atuam em sala de aula – que decidiram obter gratificação em cima da regência -, e os auxiliares de serviços gerais e porteiros, que decidiram pela redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais.



Com isso, os reajustes ficaram da seguinte forma: aumento para 30% da regência dos professores; reajuste de 36% para os auxiliares de serviços escolares (ASE) - categoria não contemplada anteriormente com o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) em 2011 -; e redução da carga horária de auxiliares de serviços gerais e porteiros para 30 horas semanais. As mudanças já serão efetivadas a partir da próxima segunda-feira (2) e valerão para a remuneração relativa ao mês de setembro.



O Prefeito também anunciou a chamada de cerca de 450 professores A e de seis professores de Espanhol para a rede municipal ainda este ano, e a elaboração de um novo concurso público para diversos setores da educação, a partir de 2014. Outras decisões, como a determinação de critérios para definição de áreas de risco para escolas, serão tomadas após reunião com uma comissão formada por profissionais da educação e integrantes do governo para realizar a revisão do PCCV do setor.



Em meio aos anseios e conquistas de melhorias para a classe, os profissionais compartilharam da mesma opinião sobre o resultado da reunião. “Em 10 anos de serviço público em Macaé, nunca vi nenhum evento que nos deu tanta liberdade para nos expressar e decidir sobre nosso futuro profissional, na presença do próprio prefeito e da secretária de Educação, como este encontro de hoje. Quem ganha é, sem dúvida, o ensino público de Macaé”, disse uma profissional ao microfone, durante o debate.



“Sabemos que ainda faltam algumas melhorias, mas estamos aqui para mostrar que precisamos estar unidos e prontos a escutar vocês, servidores, para encontrar a solução mais acertada para unificar a educação em Macaé e pensar em futuro melhor para nossos alunos e para a nossa sociedade como um todo”, destacou Dr. Aluízio.

Busca

Acesso Rápido

Destaque