Foto: Guga Malheiros
Encontro reuniu poder público e moradores do bairro
O primeiro encontro com os moradores do bairro Malvinas, para ativação do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), aconteceu neste sábado (20), na estrutura construída pelo Governo Federal e que receberá diversas atividades da prefeitura. A reunião teve como objetivo mostrar à comunidade o conceito do projeto, que é voltado para uma gestão compartilhada e a escolha de líderes comunitários que irão integrar a equipe de gestão do espaço.
A secretária Adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz, conduziu o encontro que contou com a presença de representantes de órgãos públicos municipais e da sociedade civil organizada. As atividades foram iniciadas com a alegria da Cia. Chirulito e do palhaço Leleco, que arrancaram sorrisos e aplausos de crianças e adultos.
Para Gisele, a proposta é estabelecer uma relação de proximidade com a comunidade e mostrar que o CEU além de ser um lugar de arte e cultura, será um local em que o morador precisa se envolver, apropriar, cuidar e gerir o espaço. "Para dar certo, tem que ter mobilização. O CEU é fruto de muitas histórias, só está aqui quem acredita numa gestão participativa", afirmou.
Moradora há 20 anos do bairro, a diarista Delvania Alves Ferreira, contou que seu avô foi um dos primeiros moradores da Malvinas. "A implantação de serviços para a comunidade são sempre bem-vindos. Esperamos que os projetos tenham continuidade e atendam às expectativas dos moradores, principalmente, os voltados para jovens e crianças", disse a diarista que fez sua inscrição para as oficinas de estruturação do CEU.
O presidente da Associação de Moradores, Washington Fernandes, prestigiou o evento e denominou como um fato histórico para o bairro. "Temos muitas necessidades, mas este será um local de encontro da comunidade com a educação, a cultura, o esporte e o lazer. Estávamos esperando há muitos anos que os gestores olhassem para nosso bairro e essa obra ficará marcada", frisou.
Antes da implantação deste novo equipamento social, serão realizadas oficinas com as pessoas que se inscreveram neste sábado. Estão previstos sete encontros, onde representantes da comunidade, entidades civis organizadas e o poder público discutirão questões como gestão compartilhada; objetivos de composição; regras e institucionalidade; usos e programação; intervenção artística/paisagística – planejamento e ação.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) conta com quadra coberta, biblioteca, salas multiuso, cineteatro, pista de skate e Centro de Referência de Assistência Social (Cras).