Foto: Maurício Porão
Jovens ampliam conhecimento sobre administração e guardas sobre pontos turísticos do município
A tarde desta quarta-feira (22) foi marcada por duas formaturas: capacitação em Noções Básicas de Rotinas Administrativas para 18 integrantes do programa Nova Vida Informações Turísticas para 27 agentes da Guarda Sênior. A solenidade foi realizada no Palácio Natálio Salvador Antunes, sede da Câmara Municipal.
A partir desta quinta-feira (23), os jovens do Nova Vida vão iniciar o curso de inglês básico, às 10h30 e os integrantes da Guarda Sênior também participarão do mesmo curso, às 15h. A capacitação será ministrada no Centro de Educação Profissionalizante e Tecnológica (Cetep).
Durante a solenidade de formatura, o secretário Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson, anunciou que o governo dará continuidade ao processo voltado para o desenvolvimento do turismo. "Vamos definir com a coordenação do programa Guarda Sênior a alocação dos agentes nos atrativos turísticos de Macaé, inicialmente praias e praças", ressaltou.
A formatura foi um encontro de gerações, que emocionou os integrantes do Nova Vida, além dos guardas. Entre eles estavam Laura Noemi Marchetti, Maria Cecília Alves e Neli Lopes. Com 70 anos, Neli se entusiasmou com o recebimento do certificado. Ela afirmou que o curso foi uma aprendizagem maravilhosa. "Aprendi muito sobre a história de Macaé. Foi muito positivo. Com certeza o curso vai ajudar na minha atuação e também na minha convivência junto aos meus amigos e familiares. Gosto de me aperfeiçoar. Estou fazendo curso de Fotografia Básica e me preparando para as aulas de inglês", destacou.
Já as participantes da capacitação em Noções Básicas de Rotinas Administrativas, Evenny de Oliveira, Maria Cecília Freitas e Yasmin Santos confirmaram que o curso servirá para a rotina nos órgãos públicos. "Atuo no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Administração. Agora estou pensando em cursar faculdade de Administração", contou Maria Cecília, aluna do primeiro ano do Ensino Médio.
Para a Secretária Adjunta de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, o comprometimento de todos do Cetep foi fundamental para a conclusão dos cursos. "O Cetep continuará com as portas abertas para a qualificação. Os idosos merecem essa qualidade de vida e vitalidade para o envelhecimento saudável, e os jovens precisam ampliar seus conhecimentos, pois estão ingressando no mercado de trabalho", assinalou.
Também estiveram presentes na solenidade a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marileia Ramos; o secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro; os coordenadores da Guarda Sênior, Antônio Carlos Ribeiro Rodrigues; do Nova Vida, Douglas Fontes e do curso de agentes de Informações Turísticas, Samuel Marques.
Guarda Sênior reúne integrantes a partir de 60 anos
Com integrantes a partir de 60 anos, o Programa Guarda Sênior segue a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas.
O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa. Antes de ir para as ruas, os aprovados no programa passam por curso de treinamento, com aulas de Relacionamento Interpessoal, Direito, Ordem Unida e Atividade Física. O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua autoestima.
Jovens do Nova Vida devem ter bom desempenho escolar
Os participantes do Nova Vida têm de 14 a 17 anos e 11 meses e são jovens que apresentam situação de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos. Para frequentar o programa, devem comprovar que estudam e contam com bom desempenho escolar. Os integrantes recebem meio salário mínimo para atuar no horário divergente ao de aula em atividades nas secretarias operacionais da prefeitura. Eles também aprendem noções básicas de português, matemática e atendimento ao público.