Prefeitura capacitará em Laserterapia

17/10/2018 11:16:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Enfermeiros de Macaé estarão aptos para trabalhar com indicações clínicas da laserterapia no tratamento de feridas

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, dá prosseguimento ao Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Públicos Municipais oferecendo, gratuitamente, o curso de Laserterapia para Tratamentos de Feridas. São 45 vagas destinadas a habilitar enfermeiros graduados da rede de saúde do município para atuar com esta tecnologia, que tem escassez de profissionais qualificados e grande demanda de pacientes portadores de lesões cutâneas que necessitam de avaliação e terapia adequadas.

A procura está sendo grande, principalmente por enfermeiros do Hospital Público Municipal (HPM), Hospital São João Batista e da Unimed, e os interessados precisam correr para conseguir uma vaga. As aulas terão carga horária de 30 horas, vão acontecer uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, e os servidores que participarão do curso serão indicados pelos titulares dos órgãos e entes da administração pública municipal. As aulas são presenciais serão ministradas nos dias 24 e 31 de outubro; e 7 e 14 de novembro, das 8h às 17h, na Cidade Universitária.

O curso está sendo promovido pela Superintendência Acadêmica da Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, através de uma parceria inédita com a In Laser Dermatoterapia, instituição macaense que tem se tornado referência nesta especialidade.

- A intenção é treinar profissionais da saúde municipal nas técnicas existentes e com isso dar a possibilidade, através do conhecimento, para gerar qualidade de vida à população. Um projeto pioneiro e que tem muito a crescer e acrescentar aos profissionais da saúde do município em termos de cuidado humano. Esperamos que essa ação seja de grande proveito para a área da saúde e, principalmente, para os cidadãos que necessitam tratamento – destacou o secretário de Ensino Superior, Márcio Magini.

O curso será ministrado pelo coordenador técnico da In Laser, o enfermeiro dermatoterapeuta André Lopes, que explicou sobre o uso dessa tecnologia, seus efeitos nos pacientes, quando deve ser utilizada e como é feito o tratamento.

- As lesões em alguns pacientes podem levar anos em tratamento, quando não abordadas de forma correta. Essas feridas representam um grande problema na saúde pública onerando os cofres públicos. Além disso, a qualidade de vida dos pacientes acometidos por estas feridas é extremamente comprometida pela dor, dificuldade de locomoção, processo infeccioso, mau cheiro, uso de medicamentos prolongados e condição psicológica. A Laserterapia (Laser em Baixa Intensidade) é uma técnica indolor que consiste na doação de energia luminosa para o tecido lesionado. Esta terapia tem sido utilizada nas diversas áreas da saúde -, explicou o professor.

Segundo ele, o laser é um recurso utilizado na medicina há mais de 20 anos, com excelentes resultados no tratamento de feridas de diversas causas, principalmente as que acometem diabéticos, que sofrem com a dificuldade de cicatrização.

- Somos referência neste tipo de tratamento aqui na região. A biofotônica, técnica empregada através da Laserterapia e LED, traz aos pacientes com feridas complexas uma potente alternativa. O tratamento a laser é rápido e eficaz e pode ser feito em conjunto com qualquer outro método -, enfatizou. André Lopes acrescentou que o laser atua na regeneração de todos os diferentes tecidos do corpo. “As feridas complexas são lesões de difícil cicatrização com tratamentos convencionais e são classificadas como úlceras neuropáticas, o chamado pé diabético e hanseníase, lesões por pressão, úlceras venosas e arteriais, e queimaduras”, informou.

Temas diversos e certificado para os alunos

O conteúdo programático do curso é dividido por módulos e aborda os seguintes temas: “Anatomia e Fisiologia Cutânea”, “Avaliação de Lesões Cutâneas”, Biossegurança, Vigilância Sanitária e Legislações”, “Princípios da Biofotônica”, “Aplicabilidade Clínica da Laserterapia”, “Indicações Clínicas da Laserterapia no Tratamento de Feridas”, “Coberturas”, e “Prática Demonstrativa e Protocolos”. No último módulo será realizado um workshop de materiais e produtos.

Para ser considerado aprovado, o aluno precisa obter aproveitamento mínimo de 70% no conjunto de atividades avaliativas, que inclui prova e trabalho, e frequência mínima de 75%. Ao final, os servidores serão certificados.

A equipe Acadêmica da Secretaria de Ensino Superior tem experiência na elaboração e organização de cursos e concursos e tem sido procurada por diversos órgãos municipais e da iniciativa privada para a realização dos mesmos, disseminando e compartilhando conhecimentos em diversas áreas.

Além de coordenador técnico da In Laser, André Lopes é mestre em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva (Ibrati), da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (Sobrati) e coordenador regional dos cursos de pós-graduação na área de saúde da Universidade Iguaçu (Unig/Macaé).

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas