Prefeitura certifica 900 alunos e anuncia novo curso de culinária

11/06/2019 14:17:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto e Divulgação

Qualificações abrangeram diversas áreas em 23 cursos gratuitos

Mais do que oferecer qualificação profissional, a Secretaria de Educação, por meio do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), garante qualidade de vida aos cidadãos, o que era notável na solenidade de formatura de 900 participantes da primeira etapa dos 23 cursos gratuitos, na noite desta segunda-feira (10). O auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, ficou superlotado de alunos e familiares, para a entrega dos certificados. Além dos cursos presenciais, o Cetep aderiu ao ensino a distância, de forma online, e, em breve, terá também curso de culinária em parceria com o Programa Cozinha Brasil, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi).

O anúncio foi feito pela secretária adjunta municipal de Qualificação Profissional e Ensino Médio, Leandra Lopes, na abertura do evento, acompanhada do secretário municipal de Educação, professor Guto Garcia. Um dos formandos, Marcelo Rosário, que veio do Recife há 10 anos, contou que estava desempregado há meses e, graças ao curso de gerenciamento de projetos, conseguiu emprego em uma empresa terceirizada antes mesmo de concluir o curso.

“No meio do curso surgiu a vaga e levei meu currículo. Na entrevista o que mais pesou foi o curso do Cetep que estou concluindo e foi graças a ele que estou empregado”, comemorou. Dara dos Santos Barreto, que escolheu o curso Auxiliar de Saúde Bucal, disse que está desempregada, mas agora terá uma profissão para fazer o seu futuro. “Trabalhei como auxiliar de telemarketing, mas estou desempregada há um tempo. Estou amando este curso do Cetep e tenho certeza de que vou conseguir um bom emprego agora. É a profissão que quero mesmo seguir e isto eu vi fazendo este curso”, avaliou. Também formaram alunos de barbearia, cabeleireiro e outros.

O secretário Guto Garcia falou da importância da Educação para formar cidadãos profissionais e de bons valores e de tudo o que a prefeitura oferece, gratuitamente, para garantir ensino e aprendizagem de qualidade a todos.

“Nos 10 anos de existência do Cetep já foram formados 35 mil alunos e a procura pelos cursos é sempre enorme. Com as inscrições pela Internet as vagas são preenchidas em minutos. Vocês estão de parabéns por aproveitarem esta oportunidade da Prefeitura de Macaé. O município oferece Educação integrada, desde a creche, a partir dos 2 anos de idade até a pós-graduação para pessoas de todas as idades. Além da rede regular, tem o Pré-Vestibular Social, o Centro Municipal de Idiomas (CMI), a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e acaba de criar o projeto Bolsa-Escola contemplando alunos com as melhores notas e o programa Startup para desenvolver boas ideias empresariais para o desenvolvimento do município. Tudo isto gratuitamente para todos. Este certificado que vocês recebem hoje tem um significado de qualidade de vida”, disse o secretário.

Depois de receberem o certificado, os participantes da solenidade foram recepcionados com um coquetel com doces e salgados feitos pelos alunos do curso Auxiliar de Panificação e Confeitaria, também oferecido pelo Cetep, na padaria-escola, na Barra, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a iniciativa privada.

“O nosso trabalho é formar pessoas com qualidade. Os cursos que oferecemos são importantes para a vida de vocês e de suas famílias. O objetivo é que não deixem de estudar e divulguem o Cetep para que todos conheçam o nosso trabalho e tenham a mesma oportunidade”, enfatizou a secretária Leandra Lopes.

Conheça o Cetep

O Cetep oferece cursos profissionalizantes, de curta duração, com o objetivo de qualificar e inserir a população macaense no mercado de trabalho. Os cursos, todos gratuitos, têm como foco o desenvolvimento de habilidades profissionais de aplicação direta no trabalho. O Cetep também atua em parcerias com empresas localizadas no município, proporcionando ao aluno a oportunidade de treinar em ambientes e equipamentos reais.

São oferecidas aulas nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, para pessoas a partir dos 16 anos. Com duração média de três meses, os cursos seguem os seguintes eixos: ambiente e saúde; comunicação e informação; produção cultural e design; gestão e negócios; desenvolvimento educacional e social; turismo, hospitalidade e lazer; desenvolvimento educacional e social; controle e processos industriais e produção alimentícia.

Serviço:

Cetep:


Rua Alfredo Backer, 363 - Centro

Telefone (22) 2762.4740


Fotos Relacionadas