Foto: João Barreto
Unidades descentralizam serviços de saúde e ampliam rede
Oferecer atendimento de qualidade voltado para a prevenção e a promoção da saúde são prioridades da Prefeitura de Macaé. Dentro desta perspectiva de ampliação da rede, o governo vem investindo na construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Três novas unidades estão sendo construídas e atenderão bairros com expressivo número de moradores: Aeroporto, Ajuda de Baixo e Nova Holanda.
As obras fazem parte da parceria do município com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde. A implantação do posto da Ajuda, localizado no loteamento Atlântico Sul, já está aproximadamente 70% concluída.
Com 15 profissionais, entre pedreiros, carpinteiros, serventes e pintores, acontecem as instalações das portas, janelas e azulejos, além da elevação do muro e acabamentos com massa corrida nas paredes para receber a pintura.
O prédio possui 500 metros quadrados e conta com ampla recepção, duas salas de odontologia, banheiro com acessibilidade, salas de pré-consulta, vacina, coleta, inalação, cinco consultórios e parte administrativa.
As três edificações têm os mesmos moldes. As unidades dos bairros Aeroporto, no loteamento Namorado, e da Nova Holanda estão com aproximadamente 50% das obras construídas.
O funcionamento destas novas unidades visa garantir à população acesso aos serviços de saúde e maior qualidade e resolutividade no atendimento, por meio de ações e estratégias inovadoras que vão ao encontro das necessidades da população.
As obras das UBS foram iniciadas em 2017 e as plantas seguem padrão do governo federal.
Endereços das novas UBS: