logo

Prefeitura dá assistência para população em situação de rua

25/09/2015 17:00:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Centro Pop oferece assistência para o encaminhamento para o mercado de trabalho e atendimento psicossocial

O cuidado com a pessoa em situação de rua é alvo de mais uma iniciativa do poder público municipal. Uma comissão formada pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Saúde e Ordem Pública de Macaé está finalizando relatório técnico que tem por objetivo cruzar informações dos diferentes setores de atendimento. A ideia, a partir deste trabalho, é possibilitar ações mais eficazes no retorno do indivíduo à sua moradia e ambiente familiar, já que em muitos casos, há resistência em sair da rua.

O estudo, realizado pelo grupo de trabalho Rede de Rua, trará ainda informações entre os diferentes setores públicos e não governamentais, como igrejas e entidades de classe. De acordo com a coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade, a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Edileny Villaça, foi observado que não houve aumento da população de rua no município, mas sim um movimento de agrupamento em alguns pontos da cidade. "Na nossa primeira análise, verificamos que, por conta da característica da cidade, existe um processo migratório. Os usuários ficam durante um tempo, vão embora e outros aparecem", disse.

A secretária de Desenvolvimento Social, Josefa Sampayo, destaca que um perfil já identificado pelo estudo é a rotatividade das pessoas em situação de rua. "Temos um fluxo diferenciado que é percebido em nossas abordagens. Ora temos um número maior de migrante, ora de quem reside na cidade. Temos um desafio grande no cuidado com este público. Este é um problema mundial complexo, já que dependemos da vontade da pessoa em sair dessa situação, entendendo que, apesar das dificuldades da vida, é possível encontrar um caminho para superação", afirma Josefa.

Serviços - A prefeitura conta com o serviço de abordagem social vinculada ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). A equipe de abordagem é composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, que realizam a busca ativa das pessoas em situação de rua.

A proposta do trabalho é contribuir na reconstrução do projeto de vida do cidadão em situação de rua. O local, que funciona na Rua José Bruno de Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central, é um espaço para que essa população possa fazer suas refeições, higiene pessoal e guardar seus pertences.

O Centro Pop oferece ainda assistência necessária para o encaminhamento para o mercado de trabalho, profissionalização, oficinas, rodas de conversas e atendimento psicossocial. Atualmente, 60 pessoas são atendidas diariamente no local.

Outro serviço é a Pousada da Cidadania. O local é uma alternativa quando a pessoa em situação de rua deseja sair desta condição, oferecendo moradia provisória. A Pousada de Cidadania tem capacidade para 50 pessoas e está localizada na Rua Orlando Tardele, 206, no bairro Bela Vista.


Fotos Relacionadas