Prefeitura entrega novo espaço da escola Neiva Mariano

16/04/2018 19:45:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Bruno Campos

Escola de educação infantil vai funcionar em tempo integral com até 200 alunos

A Prefeitura de Macaé inaugurou, na tarde desta segunda-feira (16), as novas instalações da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Neiva Mariano dos Santos, no bairro Visconde de Araújo. A unidade funcionará em tempo integral, com capacidade para receber até 200 estudantes. Antes do início do ano letivo de 2018 foram inauguradas três novas escolas (Barra, Malvinas e Lagomar) que, somadas, atendem 2 mil alunos.

Durante a solenidade de inauguração, a secretária de Educação, Leila Clemente, reforçou a importância dos primeiros anos escolares na vida das crianças. "Espaço como esse e a integração da escola com a família, tornam o aprendizado das crianças determinantes para o sucesso em toda vida escolar e até profissional", disse.

Na ocasião, os familiares da professora Neiva Mariano falaram da satisfação da homenagem. "A educação precisa ser valorizada e um espaço como este, dedicado às crianças, é a demonstração de que a educação é uma prioridade na cidade. Para nós é um momento de alegria, e nos sentimos honrados em presenciar este momento e ter nossa irmã homenageada", frisou Regina Helena Mariano.

A diretora da escola, Lilian Natalino, ressaltou que o espaço, com salas amplas e área externa, irão permitir a utilização de novos recursos pedagógicos. "Estamos muito felizes. Saímos de um espaço com seis salas e hoje temos 11 salas, um refeitório amplo e secretaria", contou.

A dona de casa Francisca Pereira é mãe de Rafael, 6 anos, ex-aluno e de Priscila, 3 anos, que entrou na escola este ano. "O Rafael estudou do maternal 2 até sair para alfabetização e agora é a Priscila, que já chegou numa escola novinha. O ensino aqui é ótimo, os professores e todos os funcionários são muito atenciosos com as crianças".

Também estiveram presentes na solenidade de inauguração os vereadores Guto Garcia e Val Barbeiros, secretários municipais, representantes da sociedade civil organizada e pais de alunos.

História - A professora Neiva Mariano dos Santos iniciou sua carreira na educação em 1971, em Carapebus, então distrito de Macaé. Posteriormente, ela atuou no Colégio Estadual Luiz Reid, Instituto Nossa Senhora da Glória e Colégio Cenecista Professor Antônio Caetano Dias, em Macaé. Ela lecionou as disciplinas de português e inglês. Aposentada, ela também se formou em Direito, mas não chegou a exercer a nova profissão pois ficou doente e faleceu em 2003. A professora nasceu no dia 11 de março de 1951, em Trajano de Moraes.

Escolas - Este ano letivo a rede municipal registrou o ingresso de 5 mil novos alunos. Nos meses de dezembro e janeiro foram inauguradas três novas escolas na Barra, Malvinas e Lagomar para cerca de 2 mil alunos.


Fotos Relacionadas