Foto: Ana Chaffin
As obras serão entregues até dezembro
A Secretaria Adjunta de Obras já começou a executar os trabalhos. De acordo com o secretário da pasta, Saulo Ramos de Souza, as estruturas irão contar com salas, cozinha, refeitório, brinquedoteca, secretaria e banheiros.
As novas escolas seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que destacam propostas pedagógicas e práticas cotidianas em prol do desenvolvimento integral dos alunos. As novas unidades serão devidamente estruturadas, segundo a meta de avançar com qualidade do processo de ensino-aprendizagem, propiciando assim ambientes amplos e confortáveis.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o objetivo é que no próximo ano todos os alunos, a partir de dois anos de idade, estejam em sala de aula. "A ideia é universalizar a educação. Além dessas, em 2018, iremos começar a construção de mais quatro unidades", frisa o secretário.
No bairro Malvinas, a escola vai funcionar no espaço que funcionava o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), dentro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O prédio está sendo ampliado e vai atender 500 alunos em tempo integral. Na Barra, 900 crianças serão atendidas nas instalações do Estádio Claudio Moacyr de Azevedo, que está recebendo adaptações. Já nos bairros Visconde e Miramar, as unidades, em reforma, irão beneficiar 300 estudantes, cada.
Lagomar
A prefeitura irá licitar, no próximo ano, o projeto da escola de Ensino Fundamental no bairro Lagomar, que será localizada na rua W-5. O local, com dois mil metros quadrados, seguirá o modelo de escola padrão, determinado pelo Ministério de Educação (MEC), otimizando custo. A unidade terá 12 salas, refeitório, quadra coberta, pista de atletismo, vestiário e telecentro. A expectativa é atender cerca de 800 alunos em 2019.