Foto: Flavio Sardou
A instalação foi feita pela Secretaria de Serviços Públicos
A Nova Holanda, onde a Prefeitura realiza obras de infraestrutura urbana, recebe novo investimento: uma passarela para pedestres foi instalada nesta quinta-feira (28), na Rua Aurélio Cristiano da Silva, ao lado da ponte de entrada da localidade.
A passarela, uma estrutura metálica, com 25 metros de comprimento e dois metros de largura, foi construída para maior segurança da população, atendendo a pedestres e ciclistas. Substitui a antiga ponte de madeira, instalada como “provisória” há mais de 30 anos, segundo os moradores. A antiga passagem estava desgastada. A instalação foi feita pela Secretaria de Serviços Públicos e de Manutenção, com o apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana.
O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, acompanhou toda a ação. “O bairro recebe obras da Prefeitura, novas escolas e intensificação da segurança. É um sinal de valorização. Esta passarela foi construída por uma oficina do próprio bairro, a Oficina Brasil, o que representa a comunidade escolhendo e ajudando a construir o seu próprio caminho”, disse o prefeito.
O secretário de Obras Públicas e de Manutenção, Célio Chapetta, destacou a importância da nova passagem para os moradores. “É uma travessia que vem substituir essa antiga, que oferecia riscos. A comunidade, hoje, tem cerca de 30 mil moradores”, falou.
A segurança da população também foi destacada pelo secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves. “Essa nova travessia traz maior segurança para os moradores, que, com seu uso, deixam de correr riscos na antiga passagem ou atravessando a ponte da comunidade, juntamente com os veículos”.
A Oficina Brasil fica na Rua Jacinto Magrinam Ferreres (ou Rua 1). A responsável pela oficina, Eliane Brandão, também acompanhou a instalação da passarela. Ela estava orgulhosa por ver seu trabalho colaborando para beneficiar a comunidade. “Todo o bairro está sendo beneficiado”, disse Eliane Brandão.
O soldador e caldeireiro Antônio Cláudio, há 12 anos na Oficina Brasil, disse que a passarela foi solicitada pelo prefeito e que as obras levaram 50 dias. “O bairro necessitava dessa nova passarela. Estou orgulhoso de ter colaborado com esse projeto", disse Antônio.
Para colocar a nova passarela no lugar, uma logística foi preparada, contando com um guindaste, uma retroescavadeira e apoio de trabalhadores. No fim, a comunidade comemorou o novo espaço. A estrutura de apoio à passarela, dos dois lados, será refeita pela Secretaria de Serviços Públicos a partir desta sexta-feira (29).