Foto: Moisés Bruno
No mês de junho, o trabalho será intensificado nos prédios públicos e privados
A Coordenadoria de Política sobre Drogas (Cepod) prossegue com as ações da campanha “Macaé sem Fumo”. No mês de junho, o trabalho da equipe será intensificado nos prédios públicos e privados, com orientações sobre a lei 3.990/2013, que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, ou qualquer derivado do tabaco, nesses locais.
O lançamento da campanha “Macaé sem Fumo” aconteceu no distrito do Sana, onde também oferece o tratamento para pessoas que desejam parar de fumar. A ação faz parte do projeto de descentralização do atendimento, pois o serviço era disponibilizado apenas na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPs Ad Porto), pela equipe de Prevenção e Controle do Tabagismo/SEMUSA.
O atendimento aos fumantes, no Sana, é feito pela equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), em parceria com a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo/SEMUSA. Doze famílias, previamente cadastradas, já começaram a ser assistidas pelos profissionais.
Durante o lançamento, os alunos da Escola Municipal do Sana realizaram atividades alusivas ao tema através de curta metragens em forma de documentários, telejornais e representações da interferência do cigarro no dia a dia das pessoas. Os três melhores trabalhos foram premiados. A expectativa da equipe técnica do Cepod é que outras ações sejam implementadas no distrito.
Bares, restaurantes e pousadas receberam o cartaz da campanha “Macaé sem Fumo”. Na ocasião, foram adesivados mais de 100 estabelecimentos. Segundo a coordenadora do Cepod, Cláudia Magaldi, diversas empresas solicitam palestras de conscientização e esclarecimento sobre a nova legislação.