Foto: Guga Malheiros
Secretarias estarão mobilizadas no combate ao mosquito
"Os próximos três meses serão de combate ao Aedes aegypti", assim o prefeito Dr. Aluizio definiu as ações que serão executadas pela prefeitura com o lançamento da campanha "Macaé contra o Aedes", na próxima terça-feira (10), Dia Municipal de Mobilização. Com a retomada do Comitê Gestor de Combate ao Aedes aegypti, em reunião nesta segunda-feira (2), foi estabelecido que as atividades, neste dia, compreenderão ações no controle ao vetor transmissor da dengue, chikungunha e do zika vírus, nos bairros da cidade e na serra, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); ações nos órgãos municipais e nas escolas da rede municipal de ensino.
Ao longo de todo ano, o CCZ realiza mutirões semanais nos bairros e região serrana do município contra o Aedes e o culex (pernilongo). Com a chegada do verão, as ações estão sendo intensificadas. Na próxima terça, as ações de combate ao vetor serão concentradas nas áreas que apresentaram índice de infestação mais elevado. São eles: Centro, Visconde de Araújo, Granja dos Cavaleiros, Nova Malvinas, Miramar, Praia da Barra, Parque Aeroporto, Jardim Franco, Vivendas da Lagoa e Córrego do Ouro.
As ações nesses locais serão de atendimento à população no controle do Aeds aegypti, como eliminação de criadouros, tratamento com larvicida e orientações gerais. Já as secretarias municipais estarão atuando nas próprias sedes, realizando o controle ao vetor, com eliminação de possíveis focos. Nas escolas da rede municipal, o trabalho também será intensificado nesse dia.
Para Dr. Aluizio, este é um período importante para reforçar as estratégias de mobilização. "Hoje, há uma grande preocupação com o aumento de casos de febre chikungunya, esse ano. A colaboração da população e de todos os órgãos municipais será fundamental para evitar uma epidemia da doença na cidade", enfatizou.
O Comitê Gestor de Combate ao Aedes aegypti foi criado em 2014 com objetivo de debater estratégias e ações de prevenção e combate ao mosquito. Participam dos encontros secretarias municipais, como Serviços Públicos, Saúde, Educação, Ambiente, Procuradoria Geral do Município, Defesa Civil, entre outras entidades.
No dia 14 desse mês, sábado, a Secretaria de Ambiente atuará na Base Operacional do Sana com orientações sobre o Aedes aegypti para moradores e turistas que frequentam as cachoeiras do distrito.