Prefeitura oferece 400 vagas em cursos de educação

04/07/2018 15:25:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Fac-símile

A tecnologia como mecanismo para impulsionar o ensino-aprendizagem é abordada nos cursos

Profissionais que atuam nas redes pública e privada podem se inscrever, gratuitamente, nos quatro cursos a distância oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), da Secretaria de Educação. São eles: "Curta na sala de aula", "Uso ético, seguro e legal da tecnologia - Desafios da educação na era digital", "Introdução aos recursos do Google para a educação nível I” e "Professor digital I". Cada módulo terá a duração de quatro meses e vai envolver cerca de 100 educadores em cada curso. Os interessados podem se cadastrar pelo site www.ntmmacae.com.

A programação na modalidade de educação a distância é voltada para profissionais da educação, que atuam ou não em laboratório de informática. O objetivo é oferecer conhecimentos quanto às ferramentas tecnológicas que podem contribuir com o cotidiano escolar.

"Uso ético, seguro e legal da tecnologia - Desafios da educação na era digital" é uma formação que vai destacar atitudes e posturas diante do perigo dos crimes virtuais, seja na prática pedagógica, como também no dia a dia.

Outro módulo será "Curta na sala de aula", que vai indicar diferentes programas e aplicativos para a preparação e uso de um curta-metragem na sala de aula. Durante a programação são abordados temas como roteiro, som, imagem e edição de vídeos.

A formação também conta com o módulo "Introdução aos recursos do Google para a educação”. O curso será ministrado com a finalidade de apresentar as funcionalidades, além de suas aplicações e utilização na prática pedagógica, das principais ferramentas do Google: Gmail, Hangout, Agenda, Pesquisa, Chrome, Youtube.

Também na lista está o curso "Professor digital I", que visa à capacitação de professores no uso das tecnologias digitais, possibilitando a utilização das ferramentas de maneira pedagógica. Outra meta é propiciar a inclusão de práticas em sala de aula e possibilitar aos alunos um espaço de troca de experiências, em torno dos recursos que devem ser colocados a serviço da educação contemporânea de boa qualidade, acompanhando as exigências da formação cultural.

Para o coordenador do NTM, Alex Bogado, a intenção da Educação diante do oferecimento dos cursos é possibilitar o trabalho com recursos educacionais digitais e potencializar as práticas inovadoras no ensino.