Foto: Secretaria de Educação
Equipes de manutenção estão a todo vapor executando trabalhos
As escolas da rede municipal de ensino estão sendo preparadas para o retorno das aulas presenciais. Os alunos da Educação Infantil serão recebidos com os novos parques instalados nos playgrounds. Ventiladores de parede e pias de higienização estão sendo instalados em todas as unidades. O retorno às aulas, em Macaé, está previsto no decreto nº 119/2021, que dispõe alterações no decreto nº 046/2021.
As equipes de manutenção estão a todo vapor executando trabalhos como capina, limpeza de caixa de água, reparos hidráulicos e elétricos, troca de revestimentos, limpeza de fossa, manutenção de esquadrias, instalação de ventiladores, impermeabilização das calhas e lajes, instalação de grades, troca de lâmpadas, troca e manutenção de bombas d'água, pintura geral, substituição de portas, torneiras e descargas, além de limpeza dos reservatórios de água, revisão de telhado e pintura.
De acordo com o susuperintendente, Fabricio Reid, as demandas prioritárias devem ser encaminhadas pelas diretoras das escolas para que o serviço seja contemplado no cronograma de execução. "A manutenção não parou na pandemia. Estamos desde o início do ano com equipes atuando nas escolas municipais e nas unidades do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes)", acrescenta.
Após o início do ano letivo em 8 de fevereiro com as aulas remotas, a gestão vem trabalhando para a reorganização dos setores administrativos com visitas nas escolas para conhecimento e levantamento das necessidades estruturais e de pessoal de cada unidade de ensino, além da entrega de materiais higiênicos e didáticos. Em paralelo, a gestão atua na conclusão das licitações necessárias para o retorno das aulas presenciais no que tange às necessidades na oferta de alimentação, transporte e material didático.
A volta às aulas presenciais será após o município apresentar o menor índice de risco no mapa traçado pelo governo do Estado sobre o estágio atual da pandemia do Coronavírus em todos os 92 municípios fluminenses. De acordo com o decreto, o Ensino Superior retorna dia 28 de junho, e no dia 5 de julho será o Ensino Médio. Já no dia 26 de julho serão o Ensino Fundamental II, Ensino de Jovens e Adultos (EJA) e Correção de Fluxo Escolar . No dia 2 de agosto retornam o Ensino Fundamental I e Educação Infantil (creche e pré-escola).
Unidades
Entre as unidades atendidas estão: EM Onilda Maria da Costa, no Engenho da Praia (manutenção geral, ventiladores); EEM Nosso Senhor dos Passos, no Botafogo (manutenção geral); Colégio Municipal Wolfango Ferreira, na Barra (manutenção geral, troca de piso, revestimento, telhado); CM José Calil Filho, no Barreto (ventiladores); EMEI Attila Montes, no Cajueiros (ventiladores e manutenção elétrica); Colégio Pedro Adami, em Córrego do Ouro (manutenção geral); Cemeaes da Barra (pintura, quadra, manutenção em geral, fechamento de salas); Colégio Maria Letícia, Novo Cavaleiros (pintura); EMEI Terezinha Lourenço, Trapiche (pintura); EMEI José Bruno, na Malvinas (pintura e manutenção telhado); EEM Fantina de Mello no Frade (ampliação do playground); EM Prof Neuza Maria, no Lagomar (ventiladores); Ciep Maringá, no Campo do Oeste (pintando) e EMEI Cleide Canela, em Córrego do Ouro (pintando).