logo

Primavera chega com reforço no combate ao Aedes aegypti

03/10/2016 09:27:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Todos os cuidados devem ser tomados para evitar proliferação dos mosquitos

A prefeitura, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde, atua desta segunda-feira (3) até sexta-feira (7) em diversos bairros e região serrana. O objetivo é realizar o trabalho de aplicação de larvicidas, controle químico com carro fumacê e entrega de folhetos explicativos sobre a dengue e a febre chicungunha - doenças transmitidas, respectivamente, pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

Nesta segunda-feira (3), os agentes de endemias realizam o trabalho em residências dos bairros Imboassica, São Marcos, Nossa Senhora da Glória, Parque Valentina Miranda, Imbetiba, Botafogo e Praia da Barra. As ações acontecem também durante a semana nos distritos e localidades de Córrego do Ouro, Trapiche, Glicério, Frade, Sana, Cabeceira do Sana e Barra do Sana.

Já o controle químico com o carro fumacê acontece nesta segunda-feira , nos canais da Ajuda de Baixo e Jardim Esperança; terça-feira na Virgem Santa e Horto; quarta-feira, canal da Aroeira e quinta-feira, nos canais do Capote e Bairro da Glória. Em caso de chuva ou ventos fortes, os trabalhos serão adiados para uma nova data.

Febre chicungunha - O paciente tem dificuldades de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas. Os principais sintomas são: febre alta; dor e inchaço nas articulações; náuseas e vômitos e dor de cabeça.

Dengue clássica - Os principais sintomas da dengue clássica são: febre alta com início súbito; dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; perda do paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue hemorrágica - Os sintomas são: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória e perda de consciência.

Outras informações sobre a visita dos agentes de endemias poderão ser obtidas no CCZ, localizado à Rua Augusto de Carvalho, 101, no bairro Imbetiba. Os telefones são: (22) 2796-1186 ou 0800-022-6461. O contato também pode ser feito através do e-mail cczmacae@yahoo.com.br.