Primavera do Museu termina sábado com festa cultural

21/09/2018 13:50:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Arquivo Secom

As atividades serão realizadas das 9h30 às 18h

Com sucesso de público, o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé reinaugurou, nesta semana, o sarau de poesias de portas abertas ‘Café Literário’, ofereceu palestras sobre a diversidade cultural brasileira, sobre a fotografia para a preservação da memória e sobre turismo cultural, além de promover apresentações de dança e música. Nesta sexta-feira (21), das 18h às 20h, serão exibidos os trabalhos de estudantes de escolas públicas produzidos durante a primeira ‘Oficina de vídeo com celular’ do museu. No sábado, das 9h30 às 18h, acontecerão atividades variadas no museu e também da rua.

O Projeto Café Literário foi reinaugurado na noite de quarta-feira (19), homenageando o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que sofreu um grande incêndio. As poesias foram apresentadas no auditório e nos jardins do museu para estudantes, professores e amantes das artes. A proposta é fazer encontros mensais com a participação de poetas dos diversos estilos presentes na cidade e também estimular os jovens a frequentarem este espaço público cultural.

A reinauguração do Projeto Café Literário integrou a programação da ‘12ª Primavera dos Museus’. Apresentações de dança, ensaio aberto da Orquestra Popular de Macaé (OPM), visitas guiadas à exposição ‘Celebrando a Educação em Museus – Tempo, linguagens e memórias’ e violão com a participação de jovens também foram atrações do dia. Alguns autores compuseram poemas especialmente para homenagear o Museu Nacional que chegou a completar 200 anos. Outros textos tiveram o Solar dos Mellos como tema. Os autores participantes foram Gerson Dudus, Isabella Ingra, Marcelo Atahualpa, Sandra Wyte, Mônica Braga e Raphael Miranda, membros do grupo ‘Língua do P’, além de Ademir Martins (poema) e da presença de representantes dos grupos Cigarra de Macaé e Seresteiras de Macaé.

Já nesta quinta-feira (20), os destaques foram para a participação do cineasta e teatrólogo, Marcelo Tosti, na ‘Oficina de vídeos com celular’ para estudantes de escolas públicas e também uma mesa redonda. Os temas abordados no debate foram: ‘Novos paradigmas pela diversidade cultural e universalização dos museus’, pela Assessora Chefe do Sistema Estadual de Museus da Secretaria de Estado e museóloga, Luciene Figueiredo; ‘Registro fotográfico: preservação da memória pela imagem e construção de identidade’, pelo fotojornalista Romulo Campos, e ‘Patrimônio cultural sob a perspectiva turística’ pelo o turismólogo da Secretaria Adjunta de Turismo de Macaé, Erick Coelho. O mediador foi o historiador do museu, Bruno Rodrigues.

Sábado – A Rua Conde de Araruama, no Centro, será fechada para comportar cerca de trinta expositores de artesanato dos grupos ‘Polo de Artesanato de Macaé’, ‘Artesanato Macaé’, ‘É Nós’, ‘Feira da Lagoa’, do ‘Centro de Referência do Idoso’ e do ‘Fraterno Auxílio Cristão’. Todos os participantes foram cadastrados por meio da parceria entre a Secretaria de Cultura de Macaé e a Secretaria de Estado de Cultura. O público que for participar da festa cultural também terá à disposição aproximadamente vinte barracas de degustação, um foodtruck e uma bikecafé. "A ideia é abrir o espaço do museu aos expositores, fomentar o artesanato e o empreendedorismo macaense na vertente de lanches em geral", diz a coordenadora da ação, Ivana Mussi.

A programação começará às 9h30 com ‘Contação de História’ de Margarida Barcelos, do Grupo HistoriArte. O show ‘Circo a Céu Aberto’ de Fabiano Freitas, professor de Artes Circense no Polo de Cultura CriaSana, no distrito Sana, será das 10h às 12h. Também os alunos do Polo de Cultura da Fronteira da Secretaria de Cultura vão apresentar os seus grupos de Dança e de Capoeira. Fechando a ‘12ª Primavera do Museus’, professores da Escola Municipal de Artes (Emart) darão um show de Choro, em um resgate do mais tradicional ritmo da cultura macaense.