Foto: Jurandir Badaró
As unidades de Macaé se destacaram entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou, neste domingo (07), os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) relativos aos municípios referente ao ano de 2013. O Ideb mede a qualidade do ensino nos ciclos fundamental (1º a 9º ano) e médio de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Os índices reúnem dados das redes públicas (estadual e municipal) e privada.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.
Números de Macaé
Unidades municipais de ensino de Macaé se destacaram entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB do primeiro segmento (1º ao 5º ano) divulgado de sexta-feira (5) para sábado (6). Entre elas, estão a Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez (Mirante da Lagoa), que alcançou a média 6.6, meta prevista para o ano de 2019.
Outro fator positivo é que cinco escolas municipais do primeiro segmento já atingiram a meta nacional proposta para 2022. São elas: Dolores Garcia Rodriguez, Lions, Fazenda Santa Maria, Interagir e Alvarez Parada. Já no segundo segmento (6º ao 9º), o destaque foi o Colégio Municipal do Sana que teve 5.0, superando o índice estabelecido de 4.2 para 2013.
Meta para 2015 - Três unidades atingiram a média do IDEB indicada para o ano de 2015. São elas; Colégio Municipal Wolfango Ferreira (Barra) que atingiu a média 5.9, superando o índice para 2013, que era de 5.4. A Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello (Frade), que conseguiu a pontuação de 5.8, sendo que, para 2013, a previsão era de 5.4. Na lista também está o Colégio Municipal Balneário Lagomar (Lagomar), que obteve a média de 5.2, cujo índice previsto para 2013 era de 4.8.
Meta para 2017 - O Colégio Estadual Municipalizado Coquinho (Praia Campista) superou a meta para 2013, ficando com 5.6 no Ideb, acima da média dos 4.9 proposta pelo Inep. A previsão para o ano letivo de 2017, é de 5.5.
Na lista também estão a Escola Municipal Interagir (Centro), que atingiu o índice 6.2 para o ano de 2013, sendo que a média prevista era 6.1; o Colégio Estadual Municipalizado Coquinho (Praia Campista), com o índice de 5.6, superou a meta de 4.9. No ranking das escolas também estão as unidades municipais Joffre Frossard (Centro), de 5.4, à frente da meta de 5.2; Renato Martins (Botafogo) que obteve 5.3, superando a projeção de 5.2. Já o Colégio Municipal Aroeira recebeu 5.1 e tinha a média para 2013 de 4.9 e o Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro (Nova Holanda) também se destacou com o índice de 5.2 e o Colégio Municipal Pedro Adami (Córrego do Ouro) obteve 4.3, superando a projeção de 4.1.
Dirigentes - Diante do Ideb, professores e diretores de algumas escolas municipais que apresentaram índices satisfatórios e até superaram as projeções para o ano letivo de 2013, foram unânimes em afirmar que os resultados são fruto de trabalho de equipe e da aproximação da comunidade escolar. A diretora da Escola Municipal Dolores Garcia Rodriguez, Elizeth da Rocha Souza de Faria, o índice da unidade é atribuído a um projeto amplo que é ministrado desde a Educação Infantil. “Executamos um trabalho de “formiguinha”, em que primamos por oficinas diversas voltadas para a Cultura da África e Indígena, além de ações de Educação Ambiental. Temos hoje 160 alunos, a nossa unidade fica de portas abertas para a comunidade, o que é primordial para o processo ensino-aprendizagem”, disse.
Da mesma opinião estão as dirigentes do Colégio Municipal Interagir, Dilma Almeida e Danielle Vieira. “Estamos repetindo o sucesso no Ideb, motivo de vitória para alunos professores e pais. Todos que atuam na unidade estão voltados para o desenvolvimento do contexto educacional”, disse Danielle.
Também satisfeitos com a pontuação estão os diretores do Colégio Estadual Municipalizado Coquinho, Rodrigo Roli e Shirlei de Oliveira. "Contamos com cerca de 300 estudantes e professores empenhados como Cely Pinheiro, que é alvo de admiração da escola. Muitas questões contribuíram no êxito do Ideb como redução em mais de 20% da distorção da idade-série, diminuição da evasão e número de reprovados, além de estratégias do Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)”, comentou Roli.
O Colégio Municipal Balneário Lagomar também está comemorando o índice. Para as diretoras da unidade, Auxiliadora Carvalho e Gilmara Gonçalves Souza, a meta atingida para o ano de 2015 não é apenas motivo de orgulho, mas das atividades de gestão como reforço escolar e orientação educacional. Com 950 estudantes, o colégio prima pela cidadania, Direitos Humanos e combate à violência. “Temos que agradecer ao empenho de todos os profissionais e apoio do Conselho Tutelar, além dos pais e responsáveis”, observou Gilmara.
Com 1.086 alunos, o Colégio Municipal Wolfango Ferreira, na Barra, está comemorando a pontuação. “O diferencial é que nossa escola fica de portas abertas para toda a comunidade. Conseguimos combater a distorção idade-ano de escolaridade e com o apoio de 164 profissionais, Associação de Apoio à Escola e do Conselho Tutelar, primamos pela qualidade do ensino de 1.086 alunos”, comentou a diretora Marisa Silva de Souza.
Outra escola municipal que bateu a média do Ideb foi o Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro. Para o diretor, Pueblo Peçanha, a pontuação do Ideb enaltece toda comunidade escolar da Nova Holanda. “A unidade funciona em uma área que recebeu módulo de pacificação. O índice subiu de 4.4 para 5.2, a mesma meta alcançada em Macaé e no país. Nossa escola é a maior no município em atendimento em horário integral. Atendemos cerca de 800 alunos, moradores da Nova Holanda, Nova Esperança, Águas Maravilhosas e adjacências. Queremos agradecer a todos os alunos, pais e professores, que se empenham em projetos como reforço escolar e Mais Educação, além dos pilares como reduzir a evasão e reprovação” comentou.
Município - De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, o resultado do Ideb mostra o quanto é importante a integração de diferentes ações para um efetivo resultado na qualidade de ensino. “Os resultados positivos são frutos de intervenções pedagógicas desenvolvidas dentro e fora das unidades municipais, como as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), formação continuada promovida pela secretaria, cumprimento da Lei Federal Nº 11.738, mais conhecida como Lei do Piso, em que prevê que a nova carga horária de trabalho dos professores (um terço da jornada semanal de atividades é usada para planejamento e formação)”, disse. Além disso, podemos lembrar da democratização da rede municipal e valorização referente à gratificação dos professores em sala de aula, que foram contemplados com reajuste de 50%.
Ela pontuou ainda que o investimento no profissional da rede, aliado às propostas educacionais como a realização de projetos pedagógicos e avaliações à exemplo da Prova Macaé e Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerjinho-2014) são algumas das ações, que resultaram em um aproveitamento significativo junto às turmas de 1º ao 5º ano. "Essa é a prova do trabalho voltado para dedicação e gestão, que são construídos por todos nossos profissionais de ensino”, finalizou a secretária de Educação.