Professores podem se inscrever em curso superior na Plataforma Freire

01/12/2017 13:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arte

Vagas estão abertas no site até o dia 12 de janeiro

Seguem abertas, até o dia 12 de janeiro de 2018, o cadastro para uma das vagas gratuitas do curso superior oferecido na Plataforma Freire. Nesta edição, somente poderão se inscrever os professores em exercício na rede pública de Educação Básica. Criada pelo Ministério da Educação, a plataforma é a porta de entrada dos professores que lecionam nas salas de aula, nas instituições públicas de ensino superior.

Diante do cadastro, os educadores devem cadastrar seu currículo na Plataforma Feire no endereço eletrônico (http://freire.capes.gov.br/). Após a inscrição, a Secretaria Adjunta de Educação Básica vai analisar as solicitações dos professores candidatos no período de 2 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018. A secretaria também valida a inscrição, autoriza a participação do professor no curso e comunica à universidade parceira; a universidade pública ou um instituto federal ,que receberá o pedido da secretaria e será responsável pela matrícula, formação e certificação.

Cursos

Na Plataforma Freire são oferecidos os seguintes cursos: primeira licenciatura em diferentes áreas para professores, que não possuem graduação em licenciatura na área/disciplina em que atuam em sala de aula; especialização em Educação Infantil para os professores com formação superior que atuam nessa modalidade da educação; especialização em Alfabetização para os professores com formação superior que atuam nos anos iniciais.

Na lista também estão as seguintes especializações: Matemática e Língua Portuguesa para os professores que atuam nas séries iniciais; em Matemática para professores, com formação superior, que lecionam Matemática nos anos finais do Fundamental e em Língua Portuguesa para professores com formação superior, que lecionam Língua Portuguesa para os anos finais do Fundamental.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, o acesso do professor à universidade, está previsto no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.“Esta é mais uma oportunidade de levar especialização, atualização e aprimoramento aos professores que atuam nas salas de aulas das nossas 106 escolas municipais”, explica.

Ele lembra que a educação de Macaé investe na formação continuada dos seus profissionais através do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos, em convênio com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima) . Neste ano letivo de 2017, cerca de 100 bolsas foram oferecidas, além de vagas para cadastro de reserva aos servidores concursados da Educação. A bolsa atende prioritariamente, aqueles que não têm curso superior. Já no ano de 2016, foram 200 bolsas. Pode concorrer à bolsa todo servidor, do auxiliar de serviços gerais ao diretor escolar, que for aprovado dentro do número de vagas oferecidas.

Sobre a oferta de cursos

Para facilitar o processo, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) desenvolveu um manual do usuário. Diante do material, é possível encontrar informações sobre o que é a Plataforma Freire, quem deve incluir o currículo, como cadastrar o currículo, como solicitar uma vaga nos cursos, como analisar as solicitações dos profissionais de rede, entre outras.

Como as vagas serão disponibilizadas de acordo com o perfil de cada usuário, ao realizar a solicitação de vaga é obrigatório o preenchimento dos dados pessoais; formação acadêmica, formação básica e graduação; atuação profissional e experiência profissional na educação básica.

Para executar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a Plataforma Freire conta com a atuação do professor que indica o curso que deseja fazer; a secretaria estadual ou municipal que valida a inscrição e autoriza a participação no curso; a rede de instituições públicas de ensino superior que matricula e faz a formação; e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que coordena todo o processo e avalia a qualidade.


Fotos Relacionadas