O programa "Consultório na Rua" realizou, ação na praça Washington Luiz (Centro) junto aos que se encontram em vulnerabilidade social. Durante o atendimento, que seguiu as regras de distanciamento social, foram distribuídos kits higiênicos e odontológicos, além de máscaras e lanches.
Eles também participaram de rodas de conversas sobre cuidados que devem ter durante a pandemia e doenças transmissíveis, principalmente aquelas que acometem a população em situação de rua.
Ainda em maio, também será realizada no Assentamento Celso Daniel uma ação com orientações sobre pré-natal e cuidados da saúde da mulher e do homem, promoção de cuidado na saúde mental, boas práticas de higiene odontológica (principalmente para as crianças), acompanhamento de hipertensão e diabetes e atualização do Cadastro Único e Bolsa Família.
Outras atividades são as visitas nas praças Santos Drumond (Miramar) e Veríssimo de Melo (Centro), além do Campo do Oeste. O coordenador do programa, Victor Tavares, afirma que a escuta qualificada, o acolhimento e a articulação em rede são essenciais. "A finalidade é garantir a quem necessita o acesso aos serviços de proteção e prevenção à saúde”, ressalta.
Consultório na Rua
O programa funciona na rua Doutor Zamenhoff, 154, em Imbetiba (próximo ao Pronto Socorro Municipal). O atendimento, que segue protocolos sanitários, é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O foco é atender quem se encontra em situação de rua, em condição de rua e profissionais do sexo, dentre outros, com ações de promoção, prevenção da saúde e proteção. Há uma equipe multiprofissional composta por enfermeiro, médico clínico geral, agente comunitário de Saúde e assistente social.