Programação do Novembro Azul na Fronteira é adiada para dia 30

21/11/2017 11:43:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arte do evento

Atividades são realizadas em unidades da Estratégia Saúde da Família ao longo da semana

A Estratégia Saúde da Família (ESF) da Fronteira cancelou a programação do Novembro Azul, que seria realizada nesta terça-feira (21), na praça do bairro, em função da chuva. A programação foi adiada para o dia 30 de novembro, às 8 horas, e na oportunidade, além das palestras informativas sobre o câncer de próstata, haverá uma caminhada.

Na ESF de Córrego do Ouro, a programação está marcada para quinta-feira (23), quando será realizada uma caminhada a partir das 16h. "Vamos percorrer a rua principal da localidade, entregando material informativo para a população", destacou a gerente Juliana Tatagiba, acrescentando que não será necessário fazer inscrição, basta chegar até o local para participar.

Também na quinta-feira, a Estratégia Saúde da Família do bairro Visconde de Araújo apresentará, às 14h, uma palestra informativa sobre o assunto, que contará com a participação dos acadêmicos do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na sexta-feira (24), as atividades serão de conscientização sobre o câncer de próstata e de mama e serão realizadas na ESF de Glicério, a partir das 8h30, com uma roda de conversa com a participação de pessoas que tiveram a doença, palestra informativa sobre câncer e ações de beleza, com manicure e cabeleireiros na recepção da unidade.

Já na segunda-feira (27), a Estratégia Saúde da Família da Nova Holanda realizará atividades de sensibilização sobre Novembro Azul e ainda haverá orientações sobre alimentação com as nutricionistas da Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), a partir das 14h.

Na ESF do Morro de São Jorge, as atividades serão realizadas na terça-feira (28) e começarão às 15h, com palestras de conscientização, saúde do homem e uma confraternização entre os participantes.

Câncer de próstata

Um dos sintomas do câncer de próstata é a dificuldade de urinar. O diagnóstico é feito por meio do exame de sangue PSA (principal proteína encontrada no sangue e específica da próstata) e pelo toque retal, pois a glândula fica localizada no terminal do reto e geralmente 90% das alterações ficam na parte periférica e posterior da glândula.

O exame deve ser feito por homens com 40 anos, se tiver casos da doença na família antes do 60 anos de idade. A partir dos 45 anos, todos os homens devem fazer a prevenção.

O tratamento para casos em que a doença está no estágio inicial é a cirurgia e radioterapia. Quando a doença estiver mais avançada, o tratamento é feito com radioterapia e com hormônios.