Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana
O evento foi realizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho
Durante três dias seguidos, o Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho recebeu o projeto “Cidade Portinho”. A ação acontece desde a quarta-feira (29) e se encerrou nesta sexta-feira (31), com grande sucesso entre as escolas participantes. No total, quase 400 alunos da rede de ensino de Macaé passaram pelo espaço interativo e educativo em que realizaram várias atividades para aprender a respeitar as regras de trânsito.
A ação foi realizada por meio da parceria entre a Mobilidade Urbana e a Porto Seguro Auto. E no espaço montado, os motoristas mirins tiveram a chance de trafegar, utilizando bicicletas, por um circuito que simula as vias de uma cidade, com cruzamentos, semáforos, faixa de pedestres e outros elementos comuns às ruas e avenidas. Tudo para que aprendam seu papel como cidadão inserido no trânsito, seja como pedestre, ciclista ou futuro motorista.
- Todos têm um papel importante neste processo de melhoria da mobilidade, com mais fluidez no trânsito e, acima de tudo, com mais segurança e respeito. E aprendendo estes conceitos desde crianças, além de multiplicadores, formamos cidadãos mais conscientes – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Durante os dias de visita, os estudantes ainda participaram de outras atividades, como sessão de vídeo educacional com os conceitos de trânsito e oficina sobre noções de preservação do meio ambiente. Por meio dela, as crianças fizeram um porta-lápis com caixinhas de Tetra-Pak. Ao final das atividades, todos receberam um kit contendo uma revistinha com histórias e atividades, bloquinho de multas e carteirinha de motorista mirim, entregues em uma embalagem que pode ser transformada em jogo da memória, além de um lanche.
- A reação das crianças é o que nos deixa cada vez mais convictos de que o caminho para a educação de trânsito é formar conceitos em nossos futuros condutores. Assim, teremos, não só a prática correta no futuro, como também a multiplicação dos conceitos recebidos por eles junto aos pais, que na maioria das vezes, não lembravam mais de praticar o que haviam aprendido quando começaram a dirigir – pontuou a coordenadora de Educação no Trânsito, Josiana Marques Wilme.
O aluno do segundo ano, Herick Fellipe, de oito anos, garantiu que não esquecerá tudo que aprendeu: “Achei muito legal e gostei de tudo que fizemos aqui. Aprendi a respeitar o sinal, sobre como devo andar na rua e que devo respeitar os outros no trânsito também”, finalizou.