A proposta é a implementação de políticas públicas que atendam a demandas da sociedade
Propor soluções para que gestores implementem políticas públicas que atendam a demandas da sociedade nos próximos dez anos Essa é a proposta do projeto “Macaé 2030: Futuros Cenários para a Macaé além do Petróleo”, lançado oficialmente pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior, com a participação de pesquisadores de diversas instituições. Até dezembro, o grupo irá promover encontros com a gestão para discussão de possibilidades e estabelecimento de prioridades, por agendamento.
A adesão voluntária dos profissionais superou as expectativas do Observatório da Cidade, coordenador do projeto. O lançamento foi marcado por diálogo, sintonia e articulação de forma colaborativa entre as instituições. A abertura contou com presença da secretária Adjunta de Ensino Superior, Flavia Picon, do professor Carlos Frederico Leão Rocha, Vice Reitor da UFRJ, da professora Ângela Pierre Vitória, assessora de assuntos Internacionais da UENF, do professor José Augusto Ferreira da Silva, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação do IFF, Daniel Arruda Nascimento, Diretor da UFF – Macaé, da professora Gisele Muniz, Diretora da FEMASS e da coordenadora do Observatório da Cidade, Scheila Ribeiro.
A iniciativa da Secretaria Adjunta de Ensino Superior faz parte do Grupo de Trabalho Interinstitucional Ciência e Tecnologia em Macaé e região, que conta com pesquisadores de instituições de ensino do município como Cederj, Faetec-RJ, FeMASS, IFF, Nupem/UFRJ, Uenf, UFF e UFRJ.
Flavia Picon ressalta que as instituições de excelência instaladas em Macaé há anos têm a responsabilidade de pensar na cidade, desenvolvendo ciência de qualidade para a região, com contribuições efetivas para a construção de políticas públicas permanentes. “A Agenda 2030 representa um plano de ação para as pessoas e as cidades, a ser alcançado através das metas e indicadores estabelecidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou a secretária.
Entre os pesquisadores participantes estão: A professora Inês Leoneza, membro conselheira do observatório da Cidade; professora do Centro Multidisciplinar da UFRJ Macaé; professora Marcelina Marri Baptista Coutinho França, Coordenadora dos processos de Pesquisa e Extensão; professor Hugo Bomfim, Coordenador dos processos de Pesquisa e Extensão, professora Áurea Sugai, Diretora de Inovação, Pesquisa e Extensão do IFF Macaé, professor Romeu e Silva Neto do IFF, professor Henrique Rocha Mendonça, da Coordenação de pesquisa do Centro Multidisciplinar da UFRJ Macaé, professor Carlos Barbosa, Coordenador de pesquisa do NUPEM, professora Cremilda Couto Barreto da Femass, professor José Ricardo Siqueira, Coordenação do LAMET / UENF, professora Giuliano Alves Borges e Silva, da UFF Macaé e o professor Paulo de Tarso, Coordenador da Universidade Livre.
Clique aqui e confira o cronograma de trabalho do projeto.