Projetos da Casa da Educação de Macaé servem de modelo para Rio das Ostras

22/03/2005 16:57:16 - Jornalista:

A secretária de Educação de Rio das Ostras, professora Maria Lina Fontes Coutinho, visitou a Casa de Educação de Macaé, nesta terça-feira, a 22 de março, para conhecer o trabalho da Secretaria Municipal de Educação. A secretária pediu à Coordenação da Casa a síntese de cada projeto sócio-educativo desenvolvido pela instituição. A síntese vai servir de subsídios aos programas a serem desenvolvidos pela Casa da Educação do município vizinho.

Maria Lina quer desenvolver em Rio das Ostras programas semelhantes aos de Macaé. Entre eles, estão o Pré-vestibular Comunitário e a Casa de Qualificação, com seus cursos geradores de trabalho e renda – corte e costura, pintura em tecido, manicura, depilação, cabeleireiro, bordado em pedra. O projeto que mais chamou a atenção da secretária de Rio das Ostras foi o CEMEAES que, com oito anos de serviços especializados prestados à população de Macaé, possui vários atendimentos gratuitos, que alcançam atualmente todas as faixas etárias no tratamento de problemas físicos, psicomotores, cognitivos, afetivos, mentais e outros mais específicos.

Os projetos desenvolvidos para atender à população macaense vão sofrer adaptações no atendimento aos moradores de Rio das Ostras, em função do perfil da população, como número de habitantes, faixas etárias, condições de moradia, renda familiar, número de escolas (36), população escolar e outros dados.