Recadastramento dos ambulantes acontece até final do mês de maio

03/05/2017 10:19:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Posturas promoveu o cadastramento de 275 ambulantes em abril

Duzentos e setenta e cinco vendedores ambulantes fizeram cadastramento ou buscaram renovação de suas carteiras junto ao setor de ordenamento e eventos da Coordenadoria de Posturas da Prefeitura de Macaé, entre os dias 03 e 28 de abril. São ambulantes que vendem água de coco, bebidas, picolés, lanches e outros produtos. Todos têm local fixo ou pré-determinado. Estão espalhados pelo Centro da cidade, Parque Aeroporto, Visconde de Araújo, Miramar e orlas das praias do Cavaleiros e Imbetiba.

- Até o dia 31 de maio faremos apenas o recadastramento (renovação) de ambulantes - informa o coordenador especial de Posturas, Paulo Ivo Borges. Ele conta que pessoas com nível superior têm procurado o comércio informal como saída para a crise. "Desempregados do setor petrolífero utilizam criatividade e inteligência para sobreviver, fazendo bolos, salgadinhos e outros alimentos", comenta.

Vendedor de bebidas e salgados na praia de Imbetiba, o segurança profissional Jovelino Luiz da Silva Araújo, de 42 anos, disse que o trabalho ambulante é sua válvula de escape, perante às dificuldades que o país atravessa. "Trabalho como vendedor desde 2007 e faço o recadastro anualmente", explica.

Para promover a segurança do cidadão, há parcerias entre as coordenadorias de Posturas e de Vigilância Sanitária e o Programa de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde.

- A Vigilância Sanitária oferece curso de manuseio de alimentos para os ambulantes e faz a fiscalização do material onde ficam os produtos vendidos à população. Já a Secretaria de Saúde promove exames nos cadastrados para verificar se o vendedor está apto para servir aos cidadãos de Macaé - pontua Paulo Ivo.

O cadastramento também evita problemas de acidente com os transeuntes, além de promover a organização das atividades. A Coordenadoria Geral de Atividades Econômicas e Posturas fica na Centro Administrativo Luiz Osório, na Avenida Presidente Sodré, n.º 466, Centro, Macaé, RJ, telefone 2765-8700.