Recesso escolar começa nesta quinta-feira

19/12/2018 09:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Volta às aulas será dia 4 de fevereiro

Começa nesta quinta-feira (20) o recesso escolar para cerca de 40 mil alunos das escolas municipais, Colégio Aplicação (CAp) e unidades do Centro de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), que funcionam no Centro, Barra, Parque Aeroporto e região serrana, em Córrego do Ouro. Nesta sexta-feira (21), os professores ainda estarão nas unidades participando de conselhos de classe. A volta às aulas está prevista para o dia 4 de fevereiro. Os educadores da rede municipal retornam às atividades no dia 1º de fevereiro para planejamento pedagógico.

Seguindo o cronograma de recesso, os atendidos do Centro Municipal de Idiomas (CMI) terão descanso a partir desta quinta-feira (20), se estendendo até março de 2019. As datas de renovação e matrículas novas ainda serão divulgadas.

Os universitários da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) terão recesso no período de 24 de dezembro a 10 de fevereiro, com retorno às aulas no dia 11 de fevereiro.

Funcionamento - A Secretaria de Educação informa que no período de 14 a 31 de janeiro de 2019, as secretarias das escolas vão funcionar das 8h às 17h. Já a secretaria da FeMass vai atender ao público em horário diferenciado entre os dias 2 a 25 de janeiro, das 12h às 18h.

Escolas seguem plano de desenvolvimento

O recesso escolar está previsto no calendário escolar 2019 da rede, no qual também constam diversas programações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do estudante. A finalidade é realizar atividades regulares nas salas de aula, programações didático pedagógicas constantes no Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) e eventos previstos pela Secretaria Adjunta de Educação Básica.

Macaé segue as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determina que a Educação Básica seja organizada com a carga horária mínima anual de 800 horas por no mínimo 200 dias letivos .Para a volta às aulas, serão traçados projetos pedagógicos, que visam à qualidade do processo de ensino.

Se necessário, o calendário poderá sofrer alteração ou adequação, em conformidade com as peculiaridades locais e atividades previstas na unidade escolar, desde que dentro do bimestre, com acompanhamento da coordenação de Regulação da Educação Básica, Dados Educacionais e autorização da Secretaria Adjunta de Educação Básica.