Foto: Rui Porto Filho
Festival de Food Truck começa nesta sexta-feira com participação de restaurante sobre rodas da cidade
A segunda maior Rede Hoteleira do Estado do Rio de Janeiro, consolidada em Macaé, já se prepara para o 1º Festival de Food Truck e comemora a movimentação de turistas esperados para o evento. Neste final de semana, entre sexta-feira (27) e domingo (29), a cidade vai atrair os visitantes não só pelas belezas naturais, como praia, lagoa, serra e ilha, mas pelo novo conceito em gastronomia sobre rodas, fomentando a economia local e gerando grandes expectativas. O festival acontecerá ao longo da Orla de Imbetiba, com entrada franca. A prefeitura apoia o evento.
Todos os hotéis associados ao Macaé Convention Visitors Bureau (Macaé CVB) estarão participando do evento com tarifas especiais. “Como é um evento que ocorrerá pela primeira vez, a expectativa é de que gere um volume de hospedagem razoável, mas a maior expectativa é dar visibilidade à cidade como potencial turístico, de eventos e lazer. Acreditamos que iniciativas como esta fomentam o turismo, e a longo prazo, a hotelaria poderá colher os frutos destas ações”, disse a gerente geral do Hotel Blue Tree, Paula Lima.
De acordo com um dos organizadores do festival, Alessandro Terra, o objetivo é movimentar todo o trade turístico da cidade e inserir o festival no calendário de eventos do município. "A expectativa é muito boa para a rede hoteleira, principalmente, porque nos finais de semana, há uma sazonalidade, ou seja, geralmente há registros de queda nas reservas, por conta da folga semanal dos trabalhadores da área de petróleo e gás que retornam para suas residências”, avaliou Alessandro Terra.
O 1º Festival de Macaé terá 20 restaurantes sobre rodas (Food Truck) oferecendo uma variedade de pratos de diversas nacionalidades, como italiana, francesa, norte-americana e japonesa. Entre os trucks já confirmados estão o Larica Gourmet, Nouveau Bistrô, Chef Arretado, Paliteiro Boteco Truck e Sushi Rocks (único representante de Macaé). A grande estrutura também conta com Food Bike, bares, áreas de alimentação, banheiros, palco e estacionamento. A expectativa da organização é de atrair um público médio de 20 mil pessoas nos três dias.
Uma das principais atrações é o DJ Tássio Duarte, que toca nos três dias com uma setlist eclética para agradar todos os gostos musicais. Na sexta-feira e no sábado, sempre a partir das 20h, sobe ao palco Lee Stürm & Banda. Ainda no dia 28, também haverá a apresentação da Lua Nova Instrumental, que toca das 13h30 às 16h30. Já no domingo, encerrando a programação, a atração principal do festival será o Quarteto Segura o Choro, que se apresenta das 13h às 16h. Para as crianças, o Circo Cirulico vai animar no final de semana a orla com o seu cortejo de palhaços e pernas de pau. Colorindo ainda mais o festival, o artista Alex Fawe, macaense que já esteve no exterior representando o Brasil em um evento de arte urbana, trará o grafite.
Ao contrário de outros eventos, que geralmente são realizados na Orla dos Cavaleiros ou no Parque de Exposições Latiff Mussi, a escolha pela Imbetiba surge do desejo de valorizar essa pequena região, com uma orla totalmente revitalizada, resgatando o seu passado e transformando o bairro em um dos locais mais populares de Macaé.
Fomento à economia local
Além de ser uma oportunidade de negócio, os festivais de Food Truck agregam à economia local. De acordo com a organização, espera-se receber pessoas do município e também de diversas regiões do Rio de Janeiro e até de outros estados.
Apesar de ser vista como uma cidade de negócios, Macaé tem investido nos últimos anos em eventos e incentivado as atividades locais como forma de fomentar o turismo no município. O setor tem tudo para transformar a economia local, hoje focada na indústria do petróleo e gás.
Realizado pela iniciativa privada, o evento conta com apoio da Prefeitura de Macaé. “A gente não poderia deixar de abraçar esse projeto, ainda mais por se tratar de um evento que é hoje uma tendência mundial e está em alta no país. E Macaé, por ser uma cidade tão especial, com uma qualidade de infraestrutura para esse tipo de evento, não poderia ficar de fora. Ela se destaca por ser a primeira na região a organizar um festival desse tipo. O município já está acostumado a produtos de qualidade, o que faz de seu público mais exigente. O Food Truck é apreciado por pessoas que gostam de uma boa culinária” ressalta o subsecretário de Turismo, Leonardo Anderson da Silva.
Além das belezas naturais, como cachoeiras e praias, Macaé conta com um ponto positivo: ser o segundo maior polo hoteleiro do estado, ficando atrás apenas da capital, o Rio de Janeiro.
Horários:
Sexta-feira, 27 de novembro
Horário: 17h às 23h
Sábado, 28 de novembro
Horário: 12h às 23h
Domingo, 29 de novembro
Horário: 12h às 18h
Programação musical:
Sexta Feira - 27/11/2015
Horário: 17h às 23h
DJ Tassio Duarte – 17h às 20h e no intervalo da banda
Lee Stürm & Banda– 20h às 23h
*****
Sábado - 28/11/2015.
Horário: 12h às 23h.
DJ Tássio Duarte – 12h às 13h e das 17h às 20h. Toca no intervalo das bandas Lua Nova e Lee & Banca.
Lua Nova Instrumental – 13h30m às 16h30min.
Lee Stürm & Banda– 20h às 23h.
*****
Domingo – 29/11/2015.
Horário: 12h às 18h.
DJ Tássio Duarte– 12h às 13h. Toca no intervalo do quarteto Segura o Choro. Fecha a programação musical do evento.
Quarteto Segura o Choro– 13h às 16h.